Antônio Nóbrega: cordel e vídeos sobre danças brasileiras online
Artista e Instituto Brincante disponibilizam mais de 300 obras de literatura de cordel e gravações do DVD 'Danças Brasileiras'
Em tempos de isolamento social por causa do coronavírus, ao menos em parte, o acesso à arte e à cultura estão garantidos por algumas iniciativas, a exemplo do que fez o multiartista pernambucano Antonio Nóbrega, junto ao Instituto Brincante - mantido por ele, em São Paulo - com a disponibilidade online de um acervo de literatura de cordel, com mais de 300 folhetos disponíveis para leitura neste endereço http://acervoantonionobrega.com.br/. A coleção, recentemente catalogada e reparada, já de domínio público. Os leitores podem ver, também, as capas de mais de 5 mil outros cordéis da coleção.
Uma equipe especializada trabalhou no processo de reparos e descrição do material, e o grupo atuou também em extensa pesquisa de confirmação de autoria, data e validação de dados sobre cada peça. Alguns exemplares foram editados nas primeiras décadas do século XX e passaram por um processo minucioso para garantia de conservação. O acervo conta com o apoio do Edital de Apoio à Digitalização de Acervos - Secretaria Municipal de Cultura.
Leia também:
Livros na quarentena: escritores dão dicas para 'curtir' o isolamento
Discos para movimentar os ouvidos e o coração
Amazon libera acesso a filmes e séries infantis durante pandemia
Vídeos de cultura e dança brasileira
O Instituto Brincante está com as atividades presenciais suspensas em função da recomendação de isolamento social. Mas, durante esse período, vai disponibilizar gratuitamente online vídeos sobre manifestações culturais brasileiras, dentro da iniciativa #BrincanteEmCasa. Os vídeos fazem parte do DVD “Danças Brasileiras”, dirigido por Belisário Franca, com extensa pesquisa feita por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida.
Diariamente um novo vídeo será lançado nos canais do brincante. Os temas incluem Batuque Paulista, Boi-bumbá, Reisado, Samba de Roda e outras manifestações culturais brasileiras que fazem parte da história do Instituto.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus