Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Anunciadas novas ações para identificar responsáveis pelas manchas de óleo no litoral de PE

Entre as medidas acordadas em reunião realizada nesta sexta-feira (6) estão a realização de um sobrevoo nas praias com o Corpo de Bombeiros

A substância foi encontrada em praias de Olinda, Recife e Ipojuca A substância foi encontrada em praias de Olinda, Recife e Ipojuca  - Foto: Reprodução/Whatsapp

Uma série de ações foram traçadas para identificar os responsáveis pelas manchas de óleo que atingiram as praias do litoral Norte e Sul do Estado. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniram nesta sexta-feira (6) para debater as ações.

A CPRH lembra que o aparecimento do piche nas praias não está relacionado ao vazamento de água e óleo ocorrido no dia 26 de agosto, na Refinaria Abreu, em Ipojuca.

Entre as medidas acordadas, estão a realização de um sobrevoo no litoral com o Corpo de Bombeiros; e a solicitação à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Suape de imagens de satélites da área costeira de norte a sul do Estado, referentes às últimas quatro semanas. Todo o material será enviado ao departamento de oceanografia da UFPE. O objetivo é identificar os prováveis pontos de origens e qual o navio responsável pelo dano. Também será enviado aos municípios litorâneos um documento com orientações sobre a limpeza das praias.

Leia também:
Consumir sem destruir o meio ambiente
MPPE investiga morte de abelhas em Petrolina


A Capitania dos Portos já coletou amostras do óleo nas praias de Tamandaré e de Piedade e encaminhou para um laboratório na Paraíba, que identificará o tipo e o provável tempo em que o produto foi jogado. Segundo a superintendente substituta do Ibama, Lisânia Pedrosa, o órgão também vai acionar a coordenação geral de emergência ambiental em Brasília para verificação oceânica. A intenção é obter mais informações e até verificar a possibilidade de um maior apoio nas ações em curso.

As manchas de óleo começaram a aparecer no último domingo (1º), na praia de Jacumã, na Paraíba, e a última aparição, na quinta-feira (5), na praia do Beça, também na Paraíba, e na ilha de Cocaia, no Cabo de Santo Agostinho. Foram identificadas manchas ainda nas praias de Del Chifre, em Olinda, Boa Viagem, no Recife, Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e Cupe e Gamboa, ambas em Ipojuca. Também foram encontradas duas tartarugas mortas com óleo na Ilha de Cocaia, no Cabo, e na praia do Beça.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter