Anvisa apreende duas marcas de anabolizantes falsificados; saiba identificar
Os anabolizantes falsos eram comercializados no mercado brasileiro em nome de uma empresa com registro cancelado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (3), a apreensão e proibição da comercialização, distribuição e uso de unidades falsificadas dos medicamentos Deca-Durabolin e Durateston, utilizados reposição de testosterona.
Os anabolizantes falsos eram comercializados no mercado brasileiro com rotulagem em nome da empresa Schering-Plough, no entanto, os registros dos medicamentos no nome da empresa foram cancelados pela Anvisa em 2017. Atualmente, ambos são registrados em nome da Asoen Pharma Industria Farmacêutica ltda.
Veja, abaixo, como é a embalagem das unidades falsificadas:
A Anvisa orienta que a população compre remédios somente em estabelecimentos regularizados, dentro da caixa, com a embalagem completa e que solicite a nota fiscal.
“Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população não deve utilizar o produto e deve entrar em contato com a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do produto”, recomenda a agência.
Leia também
• Justiça mantém preso médico radiologista por importunar sexualmente mulheres em clínica
• OMS cobra dos EUA compartilhamento de informação sobre origem da covid-19
Os anabolizantes são derivados da testosterona, hormônio presente principalmente nos homens, mas também nas mulheres. Eles podem ser aplicados por meio de injeção, oral ou em gel.