Logo Folha de Pernambuco

falsificação

Anvisa apreende versões falsificadas de suplementos alimentares; veja lista e como identificar

Itens apresentam diferenças na cor das cápsulas e no layout da embalagem; confira as imagens

Anvisa apreende suplementos alimentares falsificadosAnvisa apreende suplementos alimentares falsificados - Foto: Divulgação / Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição de fabricação, distribuição, comercialização e propaganda de itens falsificados dos suplementos alimentares COQ-10 200mg; KRILL VIT; ÔMEGA 3 - EPA DHA e OMEGAFOR VISION, todos da marca Vitafor (Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda.).

A autarquia publicou a resolução no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24). Em nota, ela explica que a própria empresa responsável pelos produtos comunicou à agência a identificação de itens falsos circulando no mercado, sendo divulgados e comercializados em diversas plataformas eletrônicas de venda.

Foram disponibilizadas imagens para que seja possível identificar o produto falso, em comparação com o original. “Para saber diferenciá-los, é necessário ficar atento às características das embalagens e dos rótulos, pois, em algumas situações, as diferenças podem ser sutis. Há diferenças também nas características das cápsulas”, alerta a Anvisa.

Confira abaixo como identificá-los:
1 - COQ-10 200mg

Anvisa apreende suplementos alimentares falsificadosAnvisa apreende suplementos alimentares falsificados. (Foto: Divulgação / Anvisa)

A Anvisa explica que a principal diferença é que a Coenzima Q10 da Vitafor original (COQ-10 200mg) é apresentada em cápsulas gelatinosas moles na cor laranja. Já as versões falsificadas são cápsulas duras ou gelatinosas moles em outras cores.

Além disso, o frasco do produto falsificado é mais brilhoso que o do original, e o rótulo do produto falsificado possui letras em tamanho maior. Na embalagem do item falsificado, também é possível observar informações sobre lote e validade no rótulo lateral, enquanto o original apresenta essas informações na parte de baixo.

2 - KRILL VIT

Anvisa apreende suplementos alimentares falsificados.Anvisa apreende suplementos alimentares falsificados. (Foto: Divulgação / Anvisa)


A diferença do KRILL VIT também está na cor das cápsulas. O original é apresentado em cápsulas gelatinosas pretas. Já o falsificado, em cápsulas duras de cores diferentes. O frasco do produto falsificado também é mais brilhoso que o do produto original, e tem um rótulo com uma tonalidade de azul mais clara.

3 - ÔMEGA 3 EPA DHA

Anvisa apreende suplementos alimentares falsificadosAnvisa apreende suplementos alimentares falsificados (Foto: Divulgação / Anvisa)


Com o ÔMEGA 3 EPA DHA, porém, as cápsulas gelatinosas são transparentes em ambos os produtos. Por isso, a identificação deve ser feita por outros fatores. A tampa do rótulo original, por exemplo, é azul- escura, mas o falsificado tem a tampa na cor branca.

As informações nutricionais da embalagem também são diferentes: no produto original, são coloridas enquanto, no item falsificado, são em preto e branco. Na frente do rótulo há ainda diferenças em relação ao nome do suplemento, que no original aparece na horizontal. Na versão falsificada, está na vertical.

O que fazer
A agência sanitária orienta que quem tiver adquirido um produto falsificado, ou esteja em dúvida, entre em contato com a fabricante do item original, a Vitafor, pelo e-mail [email protected].

Além disso, a Anvisa "solicita aos serviços de saúde que, caso identifiquem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento https://www.gov.br/anvisa/pt-br e pelo https://falabr.cgu.gov.br/, ou às Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/snvs/contatos-vigilancias-sanitarias".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter