Anvisa aprova 1º teste para diagnosticar varíola dos macacos no Brasil
Kit foi produzido pela Fiocruz e obteve aval da Anvisa 39 dias após solicitação inicial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (20) o primeiro teste para detecção de varíola dos macacos no Brasil. O kit foi produzido pela Fiocruz e obteve aval da Anvisa 39 dias após solicitação inicial.
De acordo com a agência, o teste foi aprovado após ter desempenho clínico comprovado.
O registro do Kit Molecular Multiplex foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Além da monkeypox, o teste detecta herpes zoster e a varíola humana. O Brasil vem enfrentando dificuldades na testagem para diagnóstico da doença. Diante do cenário, a Anvisa tem acelerado análises deste tipo de teste.
Na última segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o número de casos no país estão estabilizados.
Leia também
• Casos de varíola dos macacos quase dobram e sobem para 111 em Pernambuco
• Ministério investe R$ 3 milhões em pesquisas sobre monkeypox
• China recomenda evitar contato com estrangeiros devido à varíola dos macacos
— No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado — disse.
Boletim da pasta divulgado no domingo mostra que atualmente há 6.869 casos confirmados no país e dois óbitos pela doença. Além disso, há ainda 5.776 casos sob análise.