Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Anvisa aprova medicamento da Pfizer contra Covid-19

'Paxlovid' é indicado para pacientes com risco de progredir para caso grave

Paxlovid, pílula anticovid da PfizerPaxlovid, pílula anticovid da Pfizer - Foto: Handout / Pfizer / AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou emergencialmente nesta quarta-feira (30) o medicamento da Pfizer para tratamento da Covid-19, chamado "Paxlovid". A decisão foi tomada por unanimidade pela Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão.

O medicamento é indicado para pacientes adultos que não estejam fazendo uso de oxigênio, mas que tenham risco de progredir para quadro grave da doença. O Paxlovid pode ser comprado em farmácia mediante receita médica e a indicação é de que seja utilizado por, no máximo cinco dias. O Paxlovid é uma pílula que reúne as substâncias nirmatrelvir e ritonavir.

De acordo com a Anvisa, o medicamento não é indicado para grávidas e pessoas com insuficiência renal grave ou com falha renal. Também não é recomendado para pessoas que precisam ser internados.

"Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos", afirmou a diretora Meiruze Freitas, que relatou o tema na agência.

A pílula já havia sido autorizada emergencialmente por outras agências regulatórias nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, Europa, China, Austrália e Japão. No total, a Anvisa já autorizou oito medicamentos para tratamento da doença, mas três foram suspensos. Até o momento, no entanto, o Ministério da Saúde não incorporou nenhum no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta quarta-feira, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu aval para a incorporação do medicamento baricitinibe no SUS. O uso do tratamento na rede pública depende, no entanto, de decisão final do Ministério da Saúde. No caso do baricitinibe, a indicação é para uso em pacientes adultos que estejam internados e usem oxigênio ou ventilação não invasiva.

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter