Medicamento

Anvisa aprova venda de novo remédio para Covid-19 em farmácias

O medicamento poderá ser usado por adultos, sob retenção de receita

Antiviral molnupiravirAntiviral molnupiravir - Foto: Handout / Merck & Co,Inc. / AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (22), a venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir), usado no tratamento contra a Covid-19, em farmácias. Ele também será fornecido para hospitais da rede privada.

O remédio será comercializado sob retenção de Receita de Controle Especial e deverá ser usado por até cinco dias. Ele é indicado para adultos acima de 18 anos que não precisam de ajuda de aparelhos para respirar e que apresentem risco aumentado de progressão da doença em casos graves. O uso foi liberado pela Anvisa em maio.

– Os antivirais para infecções respiratórias agudas devem ser usados o mais cedo possível após o correto diagnóstico da infecção para ajudar a prevenir a progressão da doença, internações hospitalares e mortes – alerta a diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas.

A medida considera a venda do medicamento em países como Estados Unidos, Japão e Reino Unido, e o aumento de casos de coronavírus no Brasil.

Restrições
O Lagevrio não é autorizado para menores de idade e para início de tratamento em pacientes hospitalizados. Também não deve ser usado por mais de cinco dias consecutivos ou como profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção da doença.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter