Anvisa aprova venda de novo remédio para Covid-19 em farmácias
O medicamento poderá ser usado por adultos, sob retenção de receita
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (22), a venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir), usado no tratamento contra a Covid-19, em farmácias. Ele também será fornecido para hospitais da rede privada.
O remédio será comercializado sob retenção de Receita de Controle Especial e deverá ser usado por até cinco dias. Ele é indicado para adultos acima de 18 anos que não precisam de ajuda de aparelhos para respirar e que apresentem risco aumentado de progressão da doença em casos graves. O uso foi liberado pela Anvisa em maio.
Leia também
• EUA pede que China compartilhe informação sobre surto de Covid
• Pernambuco registra, nesta quinta-feira (22), cinco mortes e 2.390 casos de Covid-19
• Covid: cientistas descobrem causa da perda de olfato
– Os antivirais para infecções respiratórias agudas devem ser usados o mais cedo possível após o correto diagnóstico da infecção para ajudar a prevenir a progressão da doença, internações hospitalares e mortes – alerta a diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas.
A medida considera a venda do medicamento em países como Estados Unidos, Japão e Reino Unido, e o aumento de casos de coronavírus no Brasil.
Restrições
O Lagevrio não é autorizado para menores de idade e para início de tratamento em pacientes hospitalizados. Também não deve ser usado por mais de cinco dias consecutivos ou como profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção da doença.