Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil
Esta é a quarta vacina a obter autorização. Serão 7 mil participantes brasileiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), testes em humanos de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. Trata-se da vacina desenvolvida pela Johnson em parceria com a Janssen Pharmaceuticals. Este é o quarto imunizante a obter aval para ensaios clínicos no Brasil. As vacinas Coronavac, de Oxford e da Pfizer já realizam estudos do tipo no País. As informações são do R7.
A nova permissão foi concedida para a vacina chamada Ad26.COV2.S, produzida pela Janssen, farmacêutica da empresa Johnson & Johnson. O imunizante é composto de um adenovírus geneticamente modificado, que não possui a capacidade de se replicar. O adenovírus será um vetor para codificar a proteína spike, essencial para a entrada do coronavírus nas células humanas, de acordo com especialistas.
Leia também
• Investidores apostam em empresas biotech na corrida por uma vacina
• Equador quer produzir vacina contra Covid-19; são mais de 6 mi de infectados na América Latina
• A Universidade de Oxford e o seu papel na produção de vacina contra a Covid-19
Os testes da vacina serão feitos em adultos com 18 anos ou mais. Os voluntários receberão uma dose única da vacina ou placebo, mas pesquisadores e voluntários não saberão quem está recebendo uma coisa ou outra. Trata-se da última fase de testes em humanos antes de uma possível aprovação para comercialização.
A previsão é que até 60 mil voluntários participem desta estapa - destes, 7 mil serão brasileiros. O recrutamento de voluntários vai acontecer nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte e será feito por cada centro de pesquisa responsável pelos testes locais.