Logo Folha de Pernambuco

coronavírus

Anvisa autoriza testes em humanos de vacina anti-Covid totalmente brasileira

Imunizante desenvolvido pela UFMG vai ser testado em 432 pessoas

Vacinas são fundamentais para erradicação e controle de doençasVacinas são fundamentais para erradicação e controle de doenças - Foto: Gustavo Fring/Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (3) o início de um ensaio clínico para desenvolvimento de uma nova vacina contra Covid-19. Essa será a primeira vez que o imunizante SpiN-Tec, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fiocruz, será testado em humanos.

O estudo será conduzido com a participação de 432 pessoas entre 18 e 85 anos. Os participantes selecionados devem ter tomado ao menos duas doses da CoronaVac ou da vacina da AstraZeneca e terem recebido uma ou duas doses de reforço com imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer há pelo menos 6 meses.

A SpiN-Tec utiliza como plataforma a junção de duas proteínas que induzem a resposta das células de defesa contra o coronavírus. A expectativa dos cientistas é que a nova vacina seja mais eficiente para proteger contra variantes do Sars-CoV-2. Os ensaios clínicos serão conduzidos em centros em Belo Horizonte.

Durante os testes, a Spin-Tec será aplicada como uma dose de reforço em pacientes já vacinados, ao mesmo tempo que outro grupo receberá dose da AstraZeneca. A partir daí, os pesquisadores pretendem comparar os resultados em relação à produção de anticorpos neutralizantes, anticorpos totais e a resposta das células de defesa.

Caso chegue à fase final apresentando eficácia e segurança, a Spin-Tec pode ser a primeira vacina 100% brasileira. Os pesquisadores solicitaram a autorização para testes em humanos no final de julho, de lá para cá a Anvisa analisou dados dos testes feitos em animais e concluiu que "até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável da vacina candidata".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter