Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Anvisa dá aval a estudo clínico de vacina contra Covid da Sanofi Pasteur

Imunizante é desenvolvido pelas empresas Translate Bio, que tem sede nos EUA, Evonik Vancouver Laboratories, do Canadá, e Sanofi Pasteur, sediada na França e nos EUA

Sede da AnvisaSede da Anvisa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta terça-feira (6) a realização de testes clínicos, no país, de uma nova vacina contra a Covid.

O imunizante é desenvolvido pelas empresas Translate Bio, que tem sede nos Estados Unidos, Evonik Vancouver Laboratories, do Canadá, e Sanofi Pasteur, sediada na França e nos Estados Unidos. Essa última também patrocinará os testes.

O aval da agência corresponde às fases 1 e 2 da pesquisa, quando são confirmados dados de segurança obtidos nos testes pré-clínicos (em animais) e coletadas informações iniciais de eficácia.

Segundo a Anvisa, os testes no Brasil devem envolver 150 voluntários e ocorrer nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O objetivo dessa etapa será testar três dosagens diferentes da vacina antes de seguir para a última fase de estudos, quando os testes são ampliados.

De acordo com a agência, a vacina do grupo ligado à Sanofi usa uma tecnologia de mRNA (RNA mensageiro) encapsulado dentro de uma nanoarticulação lipídica. Além do Brasil, os estudos das fases 1 e 2 também estão previstos para ocorrer nos Estados Unidos, Honduras e Austrália.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter