saúde

Anvisa determina apreensão de autotestes falsificados

Agência alerta para proibição de comércio desses produtos fora de locais credenciados e por meio de redes sociais

AnvisaAnvisa - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira (4) a apreensão de autotestes de Covid-19 falsificados. A Anvisa alertou para a venda ilegal de produtos semelhantes em sites na internet e redes sociais, mas não detalhou quantas unidades foram apreendidas.

De acordo com uma nota divulgada pela agência, os produtos ilegais são uma falsificação autoteste Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, registrado em nome da empresa CPMH - Comercio e Indústria de Produtos Medico - Hospitalares e Odontológicos Ltda.

A Anvisa destacou que os consumidores devem adquirir os autotestes apenas em farmácias ou em sites desses estabelecimentos e não por outros meios.

"A venda fora das condições estabelecidas pela Anvisa, além de ser irregular, pode facilitar o comércio de produtos falsificados e contribuir com a ocorrência de crimes contra a saúde pública. Produtos sem registro na Anvisa, ou comercializados de forma irregular produzem resultados não confiáveis", diz a agência.
 

A diretoria colegiada da Anvisa autorizou o uso de autotestes no Brasil no final de janeiro após solicitação feita pelo Ministério da Saúde. Esses produtos foram apontados pelas autoridades sanitárias como uma ferramenta para facilitar o diagnóstico do coronavírus em meio à explosão de casos da variante ômicron no país.

Segundo a Anvisa, os consumidores podem identificar o produto falso a partir de uma comparação com o original.

Embalagem: Diferentemente do produto original, o autoteste falsificado traz no verso da embalagem um guia ilustrado com explicações sobre como ele deve ser utilizado.

Número de registro: O produto original tem como número de registro na Anvisa os dígitos 80859840213. Qualquer outro diferente deste da mesma marca é falsificado.

Características do autoteste: O produto original possui uma tampa com orifício para gotejamento, já o falsificado tem apenas uma tampa de rosca. No autoteste original o cotonete utilizado tem 9 centímetros, enquando o falsificado é maior do que isso. 

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter