BRASIL

Anvisa proíbe suplemento de melatonina; saiba qual e entenda o motivo

Suplemento é o Soninho Perfeito Melatonina Kids

Suplemento Soninho Perfeito KidsSuplemento Soninho Perfeito Kids - Foto: reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, da empresa Mr Oemed. O órgão determinou ainda que a fabricante faça o recolhimento do produto no mercado.

A agência explica que a medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (23), foi adotada porque a melatonina não pode ser vendida em suplementos direcionados para crianças e adolescentes, uma vez que não há segurança comprovada sobre o uso nas faixas etária.

"A melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes), e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21mg por dia, e sem alegações de uso", diz em nota.

Além disso, de acordo com a autarquia, foram identificadas propagandas do Soninho Perfeito Melatonina Kids na internet com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, câncer, entre outros. "Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto, de propaganda irregular", diz.

"A Anvisa alerta que não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina. Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular de acordo com a legislação sanitária brasileira", continua.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter