Anvisa suspende testes com a vacina Coronavac devido a 'evento adverso grave'
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na noite desta segunda-feira (9), a suspensão dos testes clínicos com a vacina Coronavac devido a 'evento adverso grave'. A vacina seria produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O farmaco estava na terceira e última fase de testes, sendo uma das mais promissoras vacinas em avanços contra o novo coronavírus.
Leia também
• Lote com primeiras doses da Coronavac chega em 20 de novembro a SP, afirma Doria
• Procuradoria pede justificativa para cancelamento da compra da Coronavac por Bolsonaro
• Anvisa anuncia a importação de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac
A Anvisa informou em sua página na internet que "após a ocorrência de um evento adverso grave, determinou a interrupção do estudo clínico da vacina Coronavac". O evento ocorreu em 29 de outubro.
O órgão regulador informou que não poderia dar detalhes sobre o ocorrido por causa de regulamentos referentes à privacidade, mas revelou que os incidentes adversos graves incluem óbito, efeitos colaterais potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, internação hospitalar, anomalia congênita e "evento clinicamente significante".
Nesta segunda-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia anunciado a distribuição da Coronavac ainda no mês de novembro.