Logo Folha de Pernambuco

Igreja

Ao completar 75 anos, dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao papa Francisco

Bispos devem renunciar ao chegarem a essa idade, segundo rege o Direito Canônico

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e RecifeDom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completa, nesta sexta-feira (10), 75 anos. Conforme rege o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, os bispos devem renunciar ao chegarem a essa idade.

O religioso preparou uma carta de renúncia que deverá ser enviada ainda nesta sexta ao Papa Francisco, responsável por acolher o pedido e nomear o seu sucessor. 

Dom Fernando agora se prepara para deixar a liderança da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), função que ocupa desde agosto de 2009. Ainda não há uma data específica para que ele saia, de fato, do cargo de arcebispo e nem se sabe ainda qual será o seu sucessor.

Em comunicado divulgado pela AOR, dom Fernando apresenta a carta encaminhada ao papa:

"Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, eu tenho a alegria de completar os meus 75 anos de vida. E conforme prescreve o Código de Direito Canônico, que está aqui em minhas mãos, no cânon 401, parágrafo primeiro, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese. Diante disso, eu devo hoje cumprir aquilo que o Direito Canônico determina. Preparei uma carta que devo encaminhar hoje para o Santo Padre"

No documento, dom Fernando resume sua vida episcopal e agradece a Deus pela missão, além de pedir bênçãos. "Rendo graças a Deus por ter me conduzido até aqui apesar de minha indignidade. Tenho a minha consciência em paz de que nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja", afirma. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by ArquidiocesedeOlindaeRecife (@arquidiocesedeolindarecife)

Na carta, o arcebispo afirma ao papa Franciso que aguarda a aceitação da renúncia a nomeação de seu sucessor. Dom Fernando ainda esclarece que segue a serviço da arquidiocese até a data da posse do novo arcebispo. 

Quando o sucessor assumir, dom Fernando Saburido passará a ser arcebispo emérito

Dom Fernando Saburido, em recente visita ao papa Francisco, no Vaticano (Foto: Divulgação/CNBB)

Para celebrar o seu aniversário, dom Fernando presidirá missa em ação de graças na Catedral do Santíssimo Salvador, às 19h30, no Alto da Sé, em Olinda. Após a missa, haverá corte de bolo no terraço lateral da catedral. A Rádio Olinda 105,3 FM transmite a celebração ao vivo.

Leia a íntegra da carta de renúncia:

Arquidiocese de Olinda e Recife
Pernambuco – Brasil

Recife 10 de junho de 2022.

Papa Francisco,

Hoje rendo graças a Deus pelos meus 75 anos de vida. Em cumprimento ao que determina o cânon 401 do Código de Direito Canônico, apresento minha RENÚNCIA ao ofício de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, minha amada Igreja de origem.

Chamado, durante o pontificado do então papa João Paulo ll, para o exercício do ministério episcopal aceitei, apesar de muito temor, mas confiando na graça de Deus. Em agosto do Ano Jubilar 2000 fui ordenado bispo, tendo sido nomeado, inicialmente, para a extinta Diocese de Tatia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em julho de 2005 tomei posse como Bispo Diocesano de Sobral, no Ceará, foram 4 anos de bênçãos em minha vida. Em agosto de 2009 retornei, como arcebispo, para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Hoje, rendo graças a Deus por ter-me conduzido até aqui, apesar de minha indignidade. Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja.

Prestes a concluir a missão episcopal a mim confiada, peço vossa bênção para minha pessoa, todo o rebanho confiado aos meus cuidados pastorais ao longo desses quase 22 anos e para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional que essa Igreja de Olinda e Recife terá a honra e alegria de sediar, em unidade com todo o nosso Regional Nordeste 2 da CNBB, em novembro próximo.

Fico no aguardo da aceitação de Vossa Santidade e nomeação do meu sucessor, que será recebido como “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Sl 118,26).

Agradecido pela confiança e pedindo perdão por eventuais falhas cometidas, despeço-me fraternalmente

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife

Biografia de dom Fernando Saburido
Filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido, Antônio Fernando Saburido é o 8º arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e trigésimo segundo bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 quilômetros do Recife, em 10 de junho de 1947.

Cursou os ensinos fundamental e médio em Vitória de Santo Antão e no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Recife, concluindo no Colégio Estadual Oliveira Lima, no Recife.

Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, tendo sido recebido pelo abade Dom Basílio Penido, onde recebeu a formação monástica e cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro.

Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento, sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983.

No Mosteiro de São Bento, entre outras atividades, foi ecônomo no período de 1980 a 1988 e professor do Colégio São Bento.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, exerceu as funções de administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000.

Em julho de 2002, dom Fernando Saburido tornou-se presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília-DF. Na ocasião, dom Fernando substituiu dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, que morreu um mês antes.

O papa Bento XVI nomeou no dia 18 de maio de 2005, dom Antônio Fernando Saburido como o novo bispo da diocese vacante de Sobral/CE. 

Nomeado oficialmente arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009. Como arcebispo, foi eleito mais uma vez membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde. Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília-DF.

No dia 8 de maio de 2014, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida/SP. O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. 

Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019, sendo a terceira vez que ocupou o cargo. Terminada a gestão, o arcebispo foi eleito em 2020 bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inte-religioso na CNBB NE2.

 

Veja também

Milhares protestam na Bolívia para exigir soluções para a crise econômica
bolívia

Milhares protestam na Bolívia para exigir soluções para a crise econômica

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
meio ambiente

Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora

Newsletter