Ao menos 24 pessoas que queriam chegar à Europa morrem em naufrágio no Senegal
Barco afundou a algumas centenas de metros da costa em uma área lamacenta e vários dos sobreviventes se dispersaram entre a multidão na costa
Pelo menos 24 pessoas que queriam chegar à Europa morreram em um naufrágio no norte do Senegal, segundo um novo balanço anunciado nesta quinta-feira (29) pelo governador da região de Saint-Louis.
Segundo Alioune Badara Samb, contatado por telefone, 24 corpos foram recuperados desde o naufrágio do navio, na quarta-feira, embora não tenha informado o número de desaparecidos.
Segundo várias testemunhas, havia entre 200 e 300 pessoas na embarcação, mas governador pediu cautela sobre estes números.
O barco afundou a algumas centenas de metros da costa em uma área lamacenta e vários dos sobreviventes se dispersaram entre a multidão na costa, tornando difícil saber o seu número, disse o governador.
Leia também
• Mais de 100 palestinos mortos por tiros de soldados israelenses em distribuição de ajuda em Gaza
• Cinco migrantes morrem em naufrágio em Malta
• Aumenta para cinco o número de migrantes mortos em naufrágio no Panamá
A costa pode ser particularmente perigosa devido aos fluxos marinhos e à natureza do fundo. Um dispositivo de vigilância foi acionado na costa, disse o governador.
Há anos, um grande número de barcos partem de Senegal para tentar chegar às Ilhas Canárias, arquipélago espanhol e porta de entrada para a Europa, através de uma rota marítima particularmente perigosa que passa ao longo da costa oeste da África.
Milhares de senegaleses que fogem da pobreza ou do desemprego pagam para embarcar clandestinamente em embarcações de madeira com dezenas de passageiros.