Logo Folha de Pernambuco

HOMENAGEM

Aos 61 anos, cantora Cristina Amaral se torna cidadã do Recife

Artista nasceu no Sertão de Pernambuco e desde criança se dedica à música

Cantora e compositora Cristina Amaral discursa na Câmara do Recife em solenidade de homenagemCantora e compositora Cristina Amaral discursa na Câmara do Recife em solenidade de homenagem - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Nascida na cidade de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, a cantora e compositora Cristina Amaral se torna cidadã do Recife na tarde desta sexta-feira (27), aos 61 anos. A entrega do novo título da artista, que aposta nos ritmos de forró, frevo e Música Popular Brasileira (MPB), acontece no Plenário da Câmara Municipal do Recife, a pedido da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Cristina Amaral tem ligação com a música desde a época da infância. Ela começou a se apresentar como cantora em um grupo jovem da igreja católica que fazia parte. 

Depois, passou a integrar a Orquestra Marajoara e, em seguida, o Grupo Os Tropicais.

 

No ano de 1990, se lançou ao desafio de cantar individualmente. E a confirmação de estar seguindo a direção certa aconteceu meses depois, quando foi vencedora do Festival Recifrevo.

Cristina Amaral se torna cidadã recifense nesta sexta-feira (27) | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

À Folha, Cristina rememora sua trajetória profissional, que completa quatro décadas no próximo ano.

“Você chega aqui ‘de mala e cuia’ e não imagina o que vai acontecer. É um sonho se realizando. Quando falo, me emociono. Estou lisonjeada e feliz. Sou a matuta que vem do interior para a cidade grande e está recebendo esse título. Chegou no momento certo”, afirma, bastante emocionada.

Para a autora do requerimento, aprovado de forma unânime na Câmara Municipal do Recife (39 votos), a homenagem acontece de forma tardia e vem representada por características femininas. 

“Ela já deveria ter recebido, por toda a contribuição. Qual a mulher que não cresceu na adolescência chamegando o forró que ela trazia? Ela dialoga com nós, mulheres, para que sejamos nós por nós. Cristina é o símbolo da mulher sertaneja que se destaca com sua voz e seu talento”, afirma a vereadora.

Vereadora Ana Lúcia (esq.) ao lado da cantora e compositora Cristina Amaral (dir.), na Câmara Municipal do Recife |Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Neste ano, a política foi autora de 861 requerimentos, três Projetos de Resolução, 15 Projetos de Lei Ordinária e quatro Projetos de Decreto Legislativo.

Veja também

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza
INVESTIGAÇÃO

Embaixada de Israel retira do Brasil soldado investigado por possíveis crimes de guerra em Gaza

Elon Musk retira apoio a líder da extrema direita britânica
Elon Musk

Elon Musk retira apoio a líder da extrema direita britânica

Newsletter