Apac: chuva deve continuar em todo Estado nesta terça-feira (14)
Aviso prevê maior intensidade no Sertão, enquanto áreas do Agreste ao Litoral devem ser predominantemente moderadas
O fenômeno que causou chuvas fortes no Recife e na Região Metropolitana (RMR) no domingo (12) e nesta segunda-feira (13) deve continuar atuando em todo o estado de Pernambuco.
O aviso metereológico, divulgado no início da noite desta segunda-feira (13) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), prevê maior duração e intensidade na região do Sertão, enquanto as áreas do Agreste ao Litoral devem ser predominantemente moderadas nesta terça-feira.
Leia também
• Chuvas do fim de semana causaram 11 mortes em duas cidades de Minas
• Prefeitura de Camaragibe realiza monitoramento de índices de chuvas e inicia acompanhamento de ações
• Semana começa com chuva forte no Recife e Região Metropolitana; alerta da Apac vale até o fim do dia
De acordo com a Apac, a previsão é de "pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte", no Sertão, especialmente no Sertão de São Francisco.
Na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, a indicação é de precipitação com "intensidade moderada (pontualmente forte)". A instabilidade é provocada por vórtice ciclônico de altos níveis.
Entre 20h do domingo e 8h desta segunda-feira, o Recife registrou até 118,5 milímetros de chuva, segundo a Apac. Isso equivale a 132% do volume de chuvas esperado para todo janeiro.
O histórico pluviométrico indica 89,9 mm de chuvas no mês, segundo os dados médios de 2000 a 2023. Em todo janeiro de 2024, choveu 104,6 mm na capital pernambucana.
O índice de 118,5 mm foi medido na estação do Torreão, na Zona Oeste. Na Campina do Barreto, na Zona Norte, foram registrados 116,3 mm.
A Capital pernambucana entrou em estágio de atenção às 5h30, segundo o Centro de Operações do Recife (COP), pois foram identificadas algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos.
Antes das 7h, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registrou pontos de alagamento nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes. Moradores relataram queda de energia e pontos de alagamento, como no cruzamento das ruas Marques de Abrantes e Tenente Fontoura, em Campo Grande.
Em virtude das chuvas no Grande Recife, associadas a ventos de maior intensidade, a Neoenergia Pernambuco registrou, nesta segunda-feira, elevação no número de chamados na região. Segundo a empresa, as ocorrências foram pontuais, a maioria relacionada a interferência de vegetação urbana na rede elétrica.
Defesa Civil
Por meio de nota, a Prefeitura do Recife reforçou o alerta de chuvas da Apac e destacou que a Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, que pode ser acionado pelo telefone 0800.0813400. A ligação é gratuita e o atendimento, 24 horas.
Sertânia
O Governo de Pernambuco informou que está apoiando o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, no processo de decretação de Situação de Emergência e nas demais ações necessárias ao restabelecimento da normalidade na localidade. As famílias afetadas pelas fortes chuvas que vêm atingindo a cidade receberão cestas de alimentos, colchões e lençóis.
As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Sertânia verificaram que sete passagens molhadas e pontes foram destruídas. Devido a isso, mais de 300 famílias estão isoladas, sem passagem. Porém, até o momento, segundo a Defesa Civil do Estado, não há registro de pessoas feridas.
No município, choveu cerca de 185mm, o que corresponde a mais de duas vezes a média esperada para o mês de janeiro.