CHUVAS EM PERNAMBUCO

Apac emite aviso de inundação para rio na Mata Sul; 12 comunicados apontam rios em cota de alerta

Segundo a agência, o rio Sirinhaém atingiu a cota de extravasamento e já cobre ponte

Defesa Civil de Barra de Guabiraba emitiu alertaDefesa Civil de Barra de Guabiraba emitiu alerta - Foto: Instagram/Reprodução

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã deste sábado (15), aviso de inundação para o rio Sirinhaém, na cidade de Barra de Guabiraba, na Mata Sul do Estado. Fortes chuvas caem em várias cidades do Estado desde a sexta-feira (14).

Segundo a agência, o curso d'água atingiu a cota de extravasamento. Moradores devem ficar atentos e acionar a Defesa Civil caso necessário. A Apac permanece em monitoramento.

Além do aviso de inundação na bacia do Sirinhaém, em Barra de Guabiraba, foram emitidos 12 alertas para os seguintes pontos de rios, segundo a Apac.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Em destaque, o alerta para o rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata. De acordo com a agência, o leito atingiu cota de alerta na cidade.

A Defesa Civil da cidade de Barra de Guabiraba informou que o rio já está no nível máximo e a água cobre uma das pontes. "Moradores das áreas ribeirinhas devem ficar atentos aos comunicados oficiais da prefeitura", informou o órgão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Prefeitura Barra de Guabiraba (@prefeiturabarradeguabiraba)

Chuvas são causadas por DOL
A Apac elevou para laranja, o nível intermediário, o alerta de chuvas para a Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. No Agreste, o alerta é amarelo, de nível inicial. 

Segundo a agência, as fortes chuvas são causadas pela ação do sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve persistir ao longo deste sábado.

Veja também

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil
Twitter

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Newsletter