Logo Folha de Pernambuco

CHUVAS

Apac registra ventos fortes que atingiram mais de 30 km/h no Recife na madrugada desta sexta-feira

Fenômeno aconteceu por conta da formação de nuvens cumulonimbus, que ocasiona pancadas de chuvas intensas, rajadas de vento e trovoadas

Árvore cai na Av. Rio Branco em decorrência das fortes chuvasÁrvore cai na Av. Rio Branco em decorrência das fortes chuvas - Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco

Para além das chuvas intensas que atingiram a Região Metropolitana do Recife na madrugada desta sexta-feira (16), em diversos pontos, foi possível registrar fortes ventanias, que causaram, inclusive, quedas de árvores. De acordo com a Apac, em contato com a reportagem da Folha de Pernambuco, os ventos chegaram a atingir mais de 30 km/h em alguns setores da área. 

"Os ventos médios ocorreram entre duas e cinco horas da manhã com valores em torno de 30 km/h no Aeroporto do Recife. Rajadas maiores do que 30km/h podem ter ocorridos em locais pontuais", afirmou o meteorologista da Apac, Thiago Vale.

Por causa das chuvas e da ventania, uma árvore caiu e interditou parte da Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)


Ainda de acordo com a Apac, os motivos das ventanias foram o Cavado de Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical, fenômenos que ocorreram durante a madrugada. Eles consistem na formação de nuvens cumulonimbus, o que ocasiona pancadas de chuvas intensas, rajadas de vento e trovoadas. 

"As nuvens cumulonimbussão formações de nuvens intensas, que envolvem muita energia que são dissipadas em forma de chuvas, ventos e trovoadas. Essas nuvens são formadas em períodos de sistemas meteorológicos intensos, como o ocorrido hoje pela madrugada. Fenômenos como este são comuns para essa época do ano, principalmente em períodos de Zona de Convergência Intertropical", explicou o meteorologista.

Até o momento, a previsão da Apac é que os ventos podem continuar em Pernambuco, mas apenas nas regiões Agreste e Sertão do Estado. As áreas também devem continuar sofrendo com chuvas no restante do dia, com "pancadas moderadas à tarde e à noite". No restante de Pernambuco, a expectativa é que as precipitações diminuam.

De acordo com a Agência, não há previsão de que o fenômeno volte a ocorrer ao longo do dia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter