Apagão nacional afeta abastecimento de água em várias cidades de Pernambuco, afirma Compesa
De acordo com a companhia, algumas unidades operacionais da companhia foram paralisadas e tiveram o abastecimento suspenso
O apagão que afetou 26 unidades federativas, na manhã desta terça-feira (15), afetou o abastecimento de água de várias cidades de Pernambuco.
A informação foi divulgada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em comunicado publicado nas redes sociais.
Segundo a Compesa, após o apagão, que ocorreu por volta das 8h30, cerca de 80% das unidades operacionais da companhia foram paralisadas e tiveram o abastecimento suspenso.
De acordo com a companhia, apesar do retorno da energia às 10h40, o tempo da parada foi suficiente para comprometer o abastecimento de diversas cidades no estado.
Leia também
• Apagão foi "evento de grande porte", diz diretor da Aneel
• Apagão de energia é o maior do país desde 2009; relembre outros blecautes
• Passageiros andam pelos trilhos para deixar metrô em Salvador, parado em apagão nacional; vídeo
"A distribuição de água está sendo normalizada de forma gradativa para os municípios afetados, com exceção de algumas cidades", informou a empresa por meio de nota.
A companhia afirmou ainda que a retomada do abastecimento não ocorre de forma imediata.
"É necessário o acionamento das estações elevatórias, a retomada gradativa do processo de tratamento e o enchimento dos reservatórios de distribuição, até que sejam alcançados níveis satisfatórios", completou.
Dessa forma, na Região Metropolitana do Recife, o abastecimento de água segue suspenso nos municípios de Olinda e Paulista, cujos reservatórios estão recuperando nível.
Já no Cabo de Santo Agostinho, a operação na Estação Elevatória Pirapama ainda não foi retomada. No entanto, a companhia segue atuando com equipes para solucionar a questão com a máxima brevidade.
No interior, o abastecimento está suspenso nos seguintes municípios:
Águas Belas
Araripina
Bodocó
Bom Jardim
Carpina
Chã de Alegria
Chã Grande
Custódia
Exu
Granito
Gravatá
Ipubi
João Alfredo
Lagoa do Ouro
Moreilândia
Orobó
Ouricuri
Parnamirim
Passira
Paudalho
Salgueiro
Serrita
Tracunhaém
Trindade
Segundo a companhia, a previsão é que a distribuição de água seja regularizada nestas cidades no final desta terça, de forma gradativa.