Apenas vegetais crus e nada de água: como era a dieta da influencer vegana que morreu de fome
Zhanna D'Art, de 39 anos, já não conseguia mais andar direito nas últimas semanas de vida
Uma influenciadora digital vegana morreu "de fome e exaustão" por adotar uma dieta extremamente restritiva, composta apenas de frutas e vegetais crus, informaram amigos e parentes. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, a russa Zhanna Samsonova, conhecida como Zhanna D'Art nas redes sociais, 'mal conseguia andar' dias antes de morrer e não bebia água há mais de seis anos — ela se hidratava com sucos e frutas suculentas.
Os relatos apontam que há dez anos a influenciadora seguia uma dieta baseada em vegetais crus, frutas, brotos de sementes de girassol, smoothies de frutas e sucos.
Leia também
• Gravidez em 20 gotas? Remédio 'milagroso' divulgado nas redes foi proibido pela Anvisa; entenda
• Acidentes com escorpiões: veja causas, dicas de prevenção e o que fazer em caso de picada
• Exposição ao chumbo no útero é associada a maior risco de comportamento criminoso na fase adulta
Os amigos de Zhanna dizem que ela sofria de anorexia, e que estava tão fraca nas últimas semanas de sua vida "como resultado de sua dieta extrema que ela estava praticamente acamada e levava vários minutos para subir um degrau de escada", informaram eles ao portal britânico.
Os amigos da mulher de 39 anos revelaram que ficaram "horrorizados" com sua aparência e pediram para que ela procurasse ajuda médica. Mas a russa recusou auxílio e seguiu com sua dieta restritiva. Ela morreu dia 21 de julho internada em uma UTI na Malásia. Sua família luta para levar o corpo de volta para a Rússia.
Vivi para contar: 'Descobri ser superdotado aos 39 anos', diz brasileiro que chegou a confundir a condição com quadro de ansiedade
Em entrevista ao jornal russo Vechernyaya Kazan, a mãe de Zhanna disse que ela morreu de uma infecção semelhante à cólera que foi exacerbada por sua alimentação extremamente restritiva.
Uma alimentação vegana não é ruim por si mesma. Mas por não contemplar alimentos de origem animal, deve ser acompanhada de perto por um nutricionista especializado no assunto. Isso porque há alguns nutrientes essenciais para a saúde que dificilmente são encontrados em alimentos de origem vegetal.