Aperte o passo: o risco de diabetes cai com caminhadas mais rápidas; entenda
Trabalho descobriu que cada 1 km/h de aumento na velocidade de caminhada estava associado a um risco 9% menor
Andar rápido pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. É o que aponta uma revisão publicada na revista Lancet Diabetes and Endo-crinology. Pessoas cujo ritmo era superior a 3 km/h tinham menos probabilidade de desenvolver a doença no futuro.
O trabalho descobriu que cada 1 km/h de aumento na velocidade de caminhada estava associado a um risco 9% menor. Aqueles com uma passada mais rápida de mais de 6 km/h reduziram o risco em 39%.
O estudo foi conduzido por várias universidades, inclusive do Imperial College London. Os pesquisadores analisaram 10 estudos com períodos de acompanhamento de até 11 anos.
"Aumentar a intensidade da atividade, como caminhar mais rápido, traz maiores benefícios gerais à saúde. Acolhemos com satisfação essa investigação para confirmar se, e em que medida, acelerar o ritmo aumenta os efeitos que a caminhada pode ter na redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2", disse Neil Gibson, consultor sênior da Diabetes UK, em entrevista ao jornal britânico The Mirror.
Leia também
• Dormiu mal à noite? Apenas 20 minutos de exercício já melhoram seu ânimo e atenção
• Diabetes, doenças cardíacas, câncer: Famílias temem pela saúde de judeus reféns do Hamas
• Conheça o skipping, exercício antienvelhecimento melhora a saúde cardíaca
"Embora progredir para um ritmo mais rápido seja geralmente recomendado para maiores ganhos de saúde, é importante que as pessoas caminhem em um ritmo que possam controlar e que seja adequado para elas", complementou Gibson.
“Embora progredir para um ritmo mais rápido seja geralmente recomendado para maiores ganhos de saúde, é importante que as pessoas caminhem em um ritmo que possam controlar e que seja adequado para elas.”
O autor, Ahmad Jayedi, da Universidade de Ciências Médicas de Semnan, no Irão, disse: “Embora as estratégias atuais para aumentar o tempo total de caminhada sejam benéficas, também pode ser razoável encorajar as pessoas a caminhar em velocidades mais rápidas para aumentar ainda mais os benefícios da caminhada para a saúde. ”