GREVE DOS METROVIÁRIOS

Apesar de greve, metrô volta a funcionar em horários de pico e ameniza transtornos para passageiros

Movimento paredista da categoria segue por tempo indeterminado

Movimentação na Estação Joana Bezerra, no RecifeMovimentação na Estação Joana Bezerra, no Recife - Foto: Walli Fontenele/ Especial para a Folha de Pernambuco

Após a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) de multar o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), o Metrô do Recife voltou a operar, na manhã desta sexta-feira (18), com toda a frota nos horários de pico — das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Nos demais períodos do dia, as estações são fechadas.

A categoria pemanece em greve por tempo indeterminado. Os profissionais pedem reajuste salarial, o cumprimento de um acordo coletivo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a estabilidade, em caso de privatização. Eles são contra a desestatização.

O retorno ameniza os transtornos enfrentados pelos passageiros. Com a falta do modal, quase 200 mil pessoas são prejudicadas, diariamente, na RMR.

Agente de aeroporto, Charles Müller esperava a última composição chegar, na Estação Joana Bezerra, Centro do Recife, para chegar ao trabalho. Ele considera essa volta como importante para amenizar o grande fluxo de trânsito na capital. Müller enfrentou dificuldades para chegar ao local.

“A Agamenon Magalhães atrapalhou um pouco, porque está muito congestionada. Mas eu espero que o metrô chegue rápido, porque é a única facilidade que a gente tem para chegar no aeroporto. Melhor do que depender de ônibus”, disse.

Lucicleide Bahia, que trabalha em um hospital no bairro do Derby, estava aguardando o metrô para voltar pra casa. Segundo ela, o melhor seria que o transporte funcionasse em horário integral, mas a usuária considera um passo importante o retorno às atividades.

“Eu pego metrô todos os dias. Esse tempo [de paralisação], eu tive que pegar de dois a três ônibus para ir trabalhar. Normalmente, eu pego um metrô e um ônibus. Minha rotina de 35 minutos para chegar ao trabalho se transformou em duas horas”, pontua.

O que diz a CBTU?
O assessor de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, informou à reportagem da Folha de Pernambuco que os horários de pico concentram de 70% a 80% dos passageiros do metrô.

“Não tivemos nenhum problema operacional no dia de hoje. Tudo ocorreu dentro da normalidade, neste primeiro turno da manhã.

À tarde, as estações voltam a ser abertas e ficam em pleno funcionamento até às 20h.

Veja também

Recife: médico é preso em flagrante por importunação sexual contra vizinha em prédio no Espinheiro
zona norte

Recife: médico é preso em flagrante por importunação sexual contra vizinha em prédio no Espinheiro

Polícia Civil finaliza inquérito da Operação Integration, responsável pela prisão de Deolane
Prisão

Polícia Civil finaliza inquérito da Operação Integration, responsável pela prisão de Deolane

Newsletter