Aplicativo Movimenta Recife estimula a população a praticar exercícios físicos dentro de casa
O app contém videoaulas de ginástica e dança ministradas por profissionais de educação física da Prefeitura do Recife
Em meio às restrições feitas pelo governo de Pernambuco de fechar temporariamente academias públicas e privadas do Estado para conter aglomerações e, consequentemente, o avanço do novo coronavírus, foi lançado pela prefeitura da Capital pernambucana o aplicativo Movimenta Recife, que tem o objetivo de estimular e orientar a população na prática de exercícios físicos sem sair de casa.
Segundo a PCR, o aplicativo, que já está disponível para o sistema operacional Android e será disponibilizado em breve também para o sistema iOS, contém videoaulas de ginástica e dança que foram gravadas por professores de educação física que trabalham nas Academias Recife e nas Academias da Cidade.
Leia também:
Academias particulares se adaptam às recomendações da Prefeitura do Recife
Arquidiocese divulga novas recomendações para combater coronavírus
Sobem para 28 os casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco
“As aulas focam em atividades que podem ser feitas em casa, com utensílios domésticos, e contemplam os níveis básico, intermediário e avançado, de acordo com o perfil de cada pessoa”, explica a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
Após baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a um tutorial explicativo em formato de texto, depois passa por um cadastro com informações básicas e em seguida escolhe o nível das atividades que pretende praticar.
De acordo com o coordenador das Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Recife, Nícolas Augusto, vídeos com atividades de dança e práticas integrativas também estão sendo gravados e disponibilizados no aplicativo.
“Estamos gravando vídeos com yoga, automassagem, meditação e práticas e técnicas ligadas ao Tai Chi Chuan. São vídeos bem explicativos, de aproximadamente meia hora, que ensinam o básico e os detalhes de cada prática, facilitando para o usuário realizá-la em casa”, afirmou Nícolas.
Ainda de acordo com ele, as atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles que as exercitam.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus