Logo Folha de Pernambuco

Coronavirus

Após anúncio do Butantan, Marcos Pontes diz que pediu teste de vacina do governo Bolsonaro

Ministro da Ciência e Tecnologia afirmou que o pedido feito para Anvisa não tem nada a ver com a Butanvac

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes. - Foto: Agência Brasil

No mesmo dia em que o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, anunciou que desenvolve uma vacina nacional contra a Covid-19, o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) afirmou que foi feito na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido para testes clínicos com um imunizante financiado pelo governo federal.

A Butanvac, vacina experimental desenvolvida pelo Instituto Butantan, pode começar a ser testada já em abril, afirmou Dimas Covas, diretor do instituto, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (26). Ainda é preciso pedir autorização para ensaios clínicos com seres humanos à Anvisa e aguardar sua resposta, porém.

O Butantan é ligado ao governo paulista, de João Doria (PSDB), rival político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governador usou o anúncio da vacina Butanvac para provocar: "Grande Dia!", comemorou ele em uma mensagem disparada pelo WhatsApp e postada em suas redes sociais na manhã desta sexta-feira (26).

"Grande dia" é um conhecido slogan da base conservadora do presidente nas redes sociais para celebrar algum fato positivo ou ironizar algum adversário derrotado.

Veja também

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"
GUERRA

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda
SAÚDE

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda

Newsletter