Após colapso, Petrolina abre novos leitos de UTI para Covid-19
Leitos funcionarão em hospital de Juazeiro, cidade da Bahia vizinha à Petrolina
Começam a funcionar, nesta quarta-feira (10), dez novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o prefeito Miguel Coelho, os leitos funcionarão no Hospital Pro Matre, de Juazeiro, cidade da Bahia vizinha à Petrolina.
Com os novos leitos, Petrolina passa a ter uma rede com 54 leitos - na última atualização, ainda com 44 leitos, a taxa de ocupação era de 95,5%.
Leia também
• Com cinco mortes em 24h, Petrolina tem recorde diário; ocupação de UTI cai para 95,5%
• Petrolina atinge ocupação máxima nos leitos de UTI para Covid-19
• Petrolina integrará consórcio de municípios para compra de vacinas contra Covid-19
A cidade atingiu o colapso da rede pública hospitalar na segunda-feira (8) e registrou recorde de mortes em único dia na terça-feira (9).
A Prefeitura de Petrolina entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores nos leitos no hospital baiano. Já o Governo de Pernambuco custeará as demais despesas.
Segundo o prefeito Miguel Coelho, nas próximas semanas, o Governo do Estado deve abrir mais 10 vagas de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Petrolina.
"Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos", disse Miguel.
Até a sexta-feira (12), outros oito leitos devem ser abertos no Hospital Universitário de Petrolina. Há a expectativa de novas vagas também no Hospital Municipal de Campanha.
A prefeitura ainda solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 40 respiradores e monitores.
"As notícias são muito boas e trazem grande alívio, mas todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados", continuou Miguel Coelho.