Coronavírus

Após colapso, Petrolina abre novos leitos de UTI para Covid-19

Leitos funcionarão em hospital de Juazeiro, cidade da Bahia vizinha à Petrolina

Hospital Pro Matre, em JuazeiroHospital Pro Matre, em Juazeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro

Começam a funcionar, nesta quarta-feira (10), dez novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, os leitos funcionarão no Hospital Pro Matre, de Juazeiro, cidade da Bahia vizinha à Petrolina.

Com os novos leitos, Petrolina passa a ter uma rede com 54 leitos - na última atualização, ainda com 44 leitos, a taxa de ocupação era de 95,5%.

A cidade atingiu o colapso da rede pública hospitalar na segunda-feira (8) e registrou recorde de mortes em único dia na terça-feira (9).

A Prefeitura de Petrolina entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores nos leitos no hospital baiano. Já o Governo de Pernambuco custeará as demais despesas.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, nas próximas semanas, o Governo do Estado deve abrir mais 10 vagas de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Petrolina.

"Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos", disse Miguel.

Até a sexta-feira (12), outros oito leitos devem ser abertos no Hospital Universitário de Petrolina. Há a expectativa de novas vagas também no Hospital Municipal de Campanha.

A prefeitura ainda solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 40 respiradores e monitores.

"As notícias são muito boas e trazem grande alívio, mas todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados", continuou Miguel Coelho.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter