Logo Folha de Pernambuco

MOBILIDADE

Após denúncias, Grande Recife apresenta medidas ao MPPE para viabilizar operação da Vera Cruz

Empresa vem sendo alvo de reclamações de passageiros com alegações de descumprimento de horário e frota reduzida

Ônibus da Vera Cruz nas ruas do RecifeÔnibus da Vera Cruz nas ruas do Recife - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) apresentou, em reunião, medidas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para viabilizar a operação da Vera Cruz. O objetivo é coletar mais informações e soluções para problemas identificados por passageiros que utilizam as linhas de ônibus da empresa. 

Segundo o Grande Recife, as denúncias englobam questões como descumprimento de horário, frota reduzida, Plataforma Elevatória Veicular - PEV quebrada/ausente, além de veículos retidos durante vistorias. Ainda segundo o CTM, há a possibilidade de suspensão ou revogação do contrato da Vera Cruz caso não haja o cumprimento das demandas.

“Caso ocorra a determinada a suspensão ou revogação do contrato da Vera Cruz, a população não ficará desassistida, uma vez que o serviço será assumido por outro(s) operador(es)”, garantiu o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas.

Durante a audiência, que aconteceu nessa quinta-feira (21), foi concedido à Vera Cruz o prazo de uma semana para discutir internamente os impactos das medidas apresentadas pelo CTM e concordar com as determinações. São elas:

Ficou designado, ainda, uma nova data - 1° de abril -, sem prejuízo da instauração de processo de suspensão/revogação da "permissão" da operadora. 

Reunião do CTM com o MPPEReunião do CTM com o MPPE. - Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio de Transporte 

O encontro foi conduzido pelo Promotor de Justiça Leonardo Brito Caribé, e contou com participação de Matheus Freitas, acompanhado do Diretor de Planejamento, Jonathan Valença, e do Coordenador Jurídico, Roberto Campos. Também estavam presentes representantes: da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco – SEMOBI/PE, Alexandre Correa Gondim Bezerra Rodrigues e Dreicy Fraga; da Federação dos Usuários dos Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco, Renilda Maria da Silva; o integrante do Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, Clayton Leal, e o noticiante, Jorge Geraldo.

A reportagem procurou a Vera Cruz a respeito de um posicionamento oficial sobre as determinações, mas, até a última atualização da matéria, não recebeu resposta.

Veja também

Newsletter