Logo Folha de Pernambuco

São João

Após dois anos, Doutores da Alegria voltam a celebrar o "São Joãozinho" nos hospitais do Recife

Trio de palhaços e um sanfoneiro percorrerão alas pediátricas, atendendo crianças e celebrando os festejos juninos

Após dois anos, Doutores da Alegria voltam a celebrar o "São Joãozinho" nos hospitais do RecifeApós dois anos, Doutores da Alegria voltam a celebrar o "São Joãozinho" nos hospitais do Recife - Foto: Divulgação/Doutores da Alegria

Após dois anos longe dos corredores dos hospitais, as comemorações de São João da associação Doutores da Alegria estão de volta. As alas pediátricas dos hospitais do Recife receberão novamente o cortejo de São Joãozinho, promovido pelos artistas da associação. O arraial vai até o dia 23, começando sempre às 10h

O primeiro hospital que vai aproveitar o forró dos palhaços é o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na segunda-feira (20); na terça (21), é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e do Procape, em Santo Amaro; na quarta (22), a festa será no Hospital da Restauração (HR), no Derby; e, por fim, o arrasta-pé anima o Hospital Barão de Lucena (HBL), na quinta-feira (23).

Até 2019, ano do último São João celebrado, antes da pandemia, o São Joãozinho era comemorado com um cortejo junino e contava com a apresentação de uma peça que reunia todo o elenco dos Doutores da Alegria no Recife. Para este ano, por medida de precaução, um trio de palhaços será acompanhado pelo sanfoneiro Dudu do Acordeon, convidado especial, e vai circular pelos corredores e enfermarias pediátricas dos hospitais atendendo as crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde de maneira individualizada.

“Nos atendimentos que fazemos o ano inteiro, duas vezes por semana, uma dupla de palhaços interage com uma criança por vez. O nosso São Joãozinho também vai ser assim, para curtir mais quietinho, sem aglomeração, mas sem deixar de comemorar essa data tão importante para a nossa cultura”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

Em cada hospital, os palhaços montaram uma história diferente, todas relacionadas ao universo da festa junina. No Imip, por exemplo, Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. Svenza (Luciana Pontual) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro), que adoram as comidas típicas, serão “As pamonhas".

No Oswaldo Cruz e no Procape, Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) e Dr. Gonda (Tiago Gondim) serão a “santa paciência”, a fogueira e o correio elegante. No Hospital da Restauração, o noivo, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), vestiu o vestido da noiva, Dra. Nana (Ana Flávia), para escapar do pai dela, Dr. Micolino (Marcelino Dias).

E no Barão de Lucena, Dr. Lui (Luciano Pontes) “Santo Antônio” e Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) “São João” vão se deparar com uma santa um pouco estranha: Dra. Monalisa (Greyce Braga), a “santinha do pau oco”.

Programação do São Joãozinho dos Doutores da Alegria

20/6, às 10h - Imip

21/6, às 10h - Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape

22/6, às 10h - Hospital da Restauração

23/6, às 10h - Hospital Barão de Lucena

Veja também

Newsletter