MEIO AMBIENTE

Após incêndios, São Paulo reabre hoje 69 parques estaduais

Unidades estavam fechadas desde o início de setembro

São Paulo reabre hoje 69 parques estaduaisSão Paulo reabre hoje 69 parques estaduais - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo reabre 69 parques estaduais nesta segunda-feira (30). As Unidades de Conservação, administradas pela Fundação Florestal, estavam fechadas desde o dia 1º para priorizar a prevenção e combate a incêndios durante o período crítico de seca. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do governo estadual e foi baseada nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. Até o momento, 33 pessoas foram presas pela polícia por suspeita de causarem incêndios em vegetação. 

“As equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes”, disse, em nota, Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.  

No entanto, outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até o dia 12 de outubro. Segundo a Semil, são parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno.

A lista de unidades reabertas e as que continuam fechadas está no site da Semil.

Veja também

Diretoria da ANA aprova declaração de escassez hídrica no Rio Xingu
ESCASSEZ HÍDRICA

Diretoria da ANA aprova declaração de escassez hídrica no Rio Xingu

Venezuela pede prisão de juiz que autorizou apreensão de avião na Argentina
VENEZUELA

Venezuela pede prisão de juiz que autorizou apreensão de avião na Argentina

Newsletter