Saúde

Após mais de 30 anos, caso de pólio volta a ser identificado em Israel

Menino de quatro anos de Jerusalém não tinha tomado vacina e está com a doença

Foto: Arun Sankar / AFP

Um menino de quatro anos de Jerusalém foi diagnosticado com pólio, de acordo com a imprensa israelense. A criança, que não havia sido vacinada, é o primeiro caso da doença desde 1988, segundo o Ministério da Saúde de Israel

Foi aberta uma investigação epidemiológica para avaliar a cobertura vacinal na região e a cepa, que seria uma mutação da cepa selvagem — mais perigosa. 

O vírus foi encontrado em amostras de esgoto na área, embora isso tenha ocorrido no passado sem que nenhuma infecção tenha sido relatada, diferentemente do que ocorreu agora. 

A chefe dos Serviços de Saúde Pública de Israel, Sharon Elroy-Preis, pediu, em coletiva de imprensa, que os pais vacinem seus filhos. A cobertura vacinal para a poliomielite vem caindo no país.

O caso em Jerusalém ocorre depois que um surto do vírus foi relatado no Malawi. A cepa estava ligada a uma que circula no Paquistão, onde ainda é endêmica. A pólio também é endêmica no Afeganistão. 

A pólio é considerada eliminada do Brasil há 27 anos, desde 1994. No entanto, especialistas brasileiros estão em alerta em razão da baixa cobertura vacinal contra a doença nos últimos anos.  

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter