Logo Folha de Pernambuco

OPERAÇÃO REPATRIAÇÃO

Após parada no Recife, avião de resgate de brasileiros que estavam na Ucrânia segue para a Polônia

Aeronave da FAB transporta quase 12 toneladas de donativos para ajuda humanitária, entre medicamentos, alimentos e itens de necessidade básica

Aeronave pousou no Recife antes de seguir para a PolôniaAeronave pousou no Recife antes de seguir para a Polônia - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que levará 11,6 toneladas de donativos para a Ucrânia e repatriar brasileiros que estavam no país do leste europeu invadido pela Rússia, decolou do Aeroporto Internacional do Recife, por volta das 8h desta terça-feira (8).

O avião partiu de Brasília na segunda-feira às 15h15 e fez uma parada técnica na capital pernambucana antes de seguir para Varsóvia, na Polônia. O pouso ocorreu no terminal aéreo recifense por volta das 17h30. A parada foi estratégica e serve também para abastecer a aeronave.

Antes de chegar na Polônia, algo previsto para a quarta-feira (9), a aeronave faz mais duas paradas técnicas: em Cabo Verde e em Portugal. Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Em Varsóvia, os cidadãos devem embarcar conforme definições do Itamaraty.

Ainda não há detalhes de quantos brasileiros serão resgatados e trazidos pela aeronave e nem a cidade brasileira onde será o pouso na quinta-feira.

Ajuda humanitária será encaminhada à Ucrânia (Foto: Sgt. Müller Marin/Força Aérea Brasileira) 

Antes de decolar em Brasília, o comandante da aeronave, Major Aviador Anderson Dias Santiago, comentou sobre a relevância de participar da ação de ajuda humanitária

"Para nós, é um orgulho muito grande participar dessa missão. Saber que fazemos parte de uma tripulação da Força Aérea Brasileira, representando a Nação Brasileira em uma aeronave 100% brasileira é uma emoção muito grande e me dá muita honra saber que estou capitaneando esta missão", disse.

Donativos
A ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém:

- 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);

- 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

- dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

- e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.
 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter