Logo Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Após tragédia, Petrópolis tem previsão de mais chuva forte; Inmet emite alerta vermelho

De acordo com a Defesa Civil municipal, núcleos de chuva fraca se deslocam em direção a Petrópolis, e a previsão é de chuva fraca a moderada nas próximas horas

Chuvas e tragédia em PetrópolisChuvas e tragédia em Petrópolis - Foto: Carl de Souza/ AFP

Após a tragédia que já deixou mais de cem mortos em Petrópolis, Região Serrana do Rio, meteorologistas apontam que segue a previsão de mais chuva forte para a cidade. De acordo com o Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul voltou a se organizar sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade se espalham sobre algumas regiões do país, incluindo a Serra Fluminense. Com isso, o tempo fica instável com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.

De acordo com a Defesa Civil municipal, núcleos de chuva fraca se deslocam em direção a Petrópolis, e a previsão é de chuva fraca a moderada nas próximas horas. Em alguns pontos da cidade, por volta das 7h30, já chove. As tempestades devem seguir até sábado na Região Serrana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu, na noite desta quinta, aviso vermelho de chuva intensa.

Na última noite, a chuva voltou a deixar em alerta moradores da cidade. A queda de uma árvore no acesso ao Parque São Vicente, no bairro Quitandinha, atingiu cabos de energia e provocou retenções no trânsito. A Rua Nova, na comunidade 24 de Maio, e a Vila Manoel Correa, na Rua Teresa, foram interditadas e a área foi esvaziada pela Defesa Civil. A medida foi adotada após a ocorrência de rolamento de blocos rochosos.

As avenidas Washington Luiz e Coronel Veiga também foram interditadas. A corporação orientou moradores das áreas de risco do Quitandinha a buscarem abrigo em casas de parentes em área segura ou se deslocarem para os pontos de apoio que funcionam na região.
 

Por causa dos riscos de deslizamento, que seguem altos, as buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros precisaram ser interrompidas na noite desta quinta-feira. O maior acumulado de chuva das últimas 24 horas foi registrado no bairro Independência, com 71,18 milímetros.

No início da noite desta quinta-feira, a Defesa Civil  acionou 14 sirenes para alertar os moradores do primeiro distrito da cidade. O órgão também emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores de áreas de risco no Quitandinha. Outros três alertas foram enviados mais cedo para informar a população sobre a chance de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, com raios e vento forte.

Já na manhã desta sexta-feira, nove sirenes seguem acionadas: 24 de maio, Ferroviários, Vila Felipe - Chacará Flora 2, Sargento Bohning, São Sebastião Adão Brand, São Sebastião - Vital Brasil e Siméria. A informação foi divulgada pela Defesa Civil municipal de Petrópolis.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter