Logo Folha de Pernambuco

CRIME AMBIENTAL

Arara-vermelha é resgatada durante fiscalização da PRF na BR 116, em Salgueiro

Ave saiu de Juazeiro e era transportada em uma caixa de papelão

Se condenado, motorista que transportava ave pode pegar detenção de seis meses a um ano, além de pagar multaSe condenado, motorista que transportava ave pode pegar detenção de seis meses a um ano, além de pagar multa - Foto: PRF/Divulgação

Na noite da última sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou uma arara-vermelha, que estava sendo transportada dentro de uma caixa de papelão. Policiais realizavam uma blitz na BR 116, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco, quando abordaram um caminhão de mudança e encontraram a ave. 

Os Policiais realizavam uma blitz no km 26 da rodovia, quando abordaram um caminhão que realizava o serviço de frete. Em revista na cabine do veículo, foi encontrada uma caixa de papelão onde era transportada a arara-vermelha. 

O motorista do veículo não portava nenhum documento que autorizasse o transporte do animal sendo autuado durante a fiscalização. Ele informou que recebeu R$ 200 de um amigo para realizar o transporte do pássaro de Juazeiro, na Bahia, até Salgueiro. 

A equipe lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO),  com base na Lei 9605 Art. 29, III, para o condutor por crime ambiental. Se condenado o motorista pode pegar detenção de seis meses a um ano, e multa.

A arara foi encaminhada ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina, para receber os devidos cuidados.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter