Logo Folha de Pernambuco

CIDADÃO

Arcebispo Dom Paulo Jackson recebe título de cidadão do Recife

A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Alecrim (Novo)

Arcebispo de Recife e Olinda, Dom Paulo Jackson, recebe o título de cidadão do Recife na Câmara Municipal da cidade. Arcebispo de Recife e Olinda, Dom Paulo Jackson, recebe o título de cidadão do Recife na Câmara Municipal da cidade.  - Foto: Créditos: Guga Matos / Câmara do Recife

Na noite desta terça-feira (28), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, natural da Paraíba, recebeu o título de cidadão do Recife. A solenidade, proposta pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), aconteceu na Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade.

Além da presença do Arcebispo e de Alecrim, a mesa também foi composta pelo presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB); Padre Biu de Arruda, representante do Clero da Arquidiocese; Josivaldo Bezerra, Vigário Geral da Arquidiocese e Marcelo Júnior, Vigário Episcopal.

“O grande propósito de hoje é celebrar tudo que ele já realizou e ainda vai realizar em nossa Arquidiocese. Ao conceder esse título a Dom Paulo, nós estamos também enaltecendo, nessa câmara legislativa, todo trabalho de ação social e evangelizadora que a igreja realiza com propósito de transformar a vida das pessoas, especialmente daqueles que vivem situação de vulnerabilidade social”, destacou Felipe Alecrim. 

Dom Paulo ocupa o título de Arcebispo de Olinda e Recife desde o dia 13 de agosto de
2023. Ele foi escolhido pelo Papa Francisco para suceder Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que renunciou ao cargo ao completar 75 anos.

“Hoje, posso dizer com toda força e toda beleza que sou recifense de coração, de alma, corpo e de presença no meio da gente. Como Bispo, mais do que nunca, não é um Bispo que toma posse da sua diocese, na verdade, é a sua diocese que toma posse do Bispo. Então, eu me sinto totalmente membro desse povo, participante dessa comunidade tão bela”, destacou Dom Paulo. 

Antes do Arcebispado em Recife e Olinda, o líder religioso atuou como Bispo na Diocese de Garanhuns, no Agreste, de 2015 a 2023. Atualmente, além do trabalho na Arquidiocese, também ocupa o título de 2° Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter