Arcebispo Dom Paulo Jackson recebe título de cidadão do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Alecrim (Novo)
Na noite desta terça-feira (28), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, natural da Paraíba, recebeu o título de cidadão do Recife. A solenidade, proposta pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), aconteceu na Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade.
Além da presença do Arcebispo e de Alecrim, a mesa também foi composta pelo presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB); Padre Biu de Arruda, representante do Clero da Arquidiocese; Josivaldo Bezerra, Vigário Geral da Arquidiocese e Marcelo Júnior, Vigário Episcopal.
Leia também
• Arcebispo de Olinda e Recife vai receber Título de Cidadão Recifense
• Dom Paulo Jackson fala sobre recomeço em primeira Missa de Páscoa como arcebispo
• Dom Paulo Jackson celebra missas na primeira Semana Santa como arcebispo de Olinda e Recife
“O grande propósito de hoje é celebrar tudo que ele já realizou e ainda vai realizar em nossa Arquidiocese. Ao conceder esse título a Dom Paulo, nós estamos também enaltecendo, nessa câmara legislativa, todo trabalho de ação social e evangelizadora que a igreja realiza com propósito de transformar a vida das pessoas, especialmente daqueles que vivem situação de vulnerabilidade social”, destacou Felipe Alecrim.
Dom Paulo ocupa o título de Arcebispo de Olinda e Recife desde o dia 13 de agosto de
2023. Ele foi escolhido pelo Papa Francisco para suceder Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que renunciou ao cargo ao completar 75 anos.
“Hoje, posso dizer com toda força e toda beleza que sou recifense de coração, de alma, corpo e de presença no meio da gente. Como Bispo, mais do que nunca, não é um Bispo que toma posse da sua diocese, na verdade, é a sua diocese que toma posse do Bispo. Então, eu me sinto totalmente membro desse povo, participante dessa comunidade tão bela”, destacou Dom Paulo.
Antes do Arcebispado em Recife e Olinda, o líder religioso atuou como Bispo na Diocese de Garanhuns, no Agreste, de 2015 a 2023. Atualmente, além do trabalho na Arquidiocese, também ocupa o título de 2° Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).