EDUCAÇÃO

Arcoverde recebe curso para preservação de patrimônios para professores; saiba como se inscrever

Durante as aulas, será feita uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português

Patrimônio de ArcoverdePatrimônio de Arcoverde - Foto: Hévilla de França/Divulgação

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, recebe o "Quem conhece, protege", curso com foco na qualificação de professores do ensino fundamental e médio para difusão da temática da preservação patrimonial nas escolas, entre 2 de outubro e 4 de novembro.

As aulas serão gratuitas e em formato híbrido, com conteúdos ministrados presencialmente, no Sesc Arcoverde, ou de forma remota.

A iniciativa, proposta pela produtora Arkhé Cultural, com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e em parceria com o Festival de Economia Criativa do Sesc Arcoverde, acontece de maneira gratuita, com inscrições abertas até esta quarta-feira (20).

São disponibilizadas 30 vagas, com carga horária de 40h e entrega de certificado ao término das atividades.

Do total, 20% das vagas serão oferecidas para pessoas com deficiência. Além disso, como mencionado, o público prioritário é formado por professores  por professores do ensino fundamental e médio, mas também podem se inscrever pedagogos e estudantes de Pedagogia, História e Letras, com residência em Arcoverde. 

“O curso surgiu da necessidade de despertar nas gerações mais jovens o interesse pelo patrimônio, seja ele material ou imaterial. Conhecer, por exemplo, os prédios históricos de sua cidade e se responsabilizar, enquanto cidadãos, pela preservação dessa memória. Vamos orientar como professores podem provocar essa temática com os alunos”, explicou a produtora cultural responsável pela Arkhé, Jamille Barbosa.

As aulas serão conduzidas pelo professor Thiago Nunes Soares, que é mestre e doutor em História pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente, além de possuir formação em educação patrimonial

Durante o curso, será feita uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português. 

“A educação patrimonial é um dos fios condutores para a construção de identidades individuais e coletivas. Ela possibilita que a comunidade escolar se envolva no processo de identificação, valorização e preservação dos bens culturais. Assim, potencializa-se o engajamento social, a cidadania e a formação de uma consciência crítica para os estudantes e para os sujeitos e instituições que com eles se relacionam, como é o caso dos familiares, grupos culturais, entre outros”, resumiu o professor.

Como se inscrever
Para se inscrever no "Quem conhece, protege" basta acessar este link e realizar o cadastro. A candidatação é gratuita e ainda restam vagas das 30 disponibilizadas pela organização.

Confira cronograma e descrição completa do curso:

Curso ‘Quem conhece, protege’
Local: Sesc Arcoverde (Arcoverde)
Carga-horária: 40 horas

Período: 2/10 a 4/11
2 a 6/10: Aula presencial no Sesc Arcoverde (18h às 22h)
7/10: Aula de campo “Arruando em Arcoverde” (8h às 12h e 13h às 17h)
10 e 24/10: Aula remota síncrona (18h às 22h)
4/11: Encerramento presencial com entrega de certificados no Sesc Arcoverde (8h às 12h)
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter