Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Área queimada no Brasil até novembro quase dobra em relação a 2023 e é recorde nos últimos seis anos

Mais da metade (57%) da área queimada entre janeiro e novembro no Brasil fica na Amazônia, onde 16,9 milhões de hectares foram afetados pelo fogo

Queimada no município de Apuí, na Amazônia Queimada no município de Apuí, na Amazônia  - Foto: Michel Dantas/AFP

A área queimada no Brasil de janeiro a novembro de 2024 quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um território equivalente a todo o estado do Rio Grande do Sul. Os dados são da mais recente edição do Monitor do Fogo, do MapBiomas.

Ao todo, 29,7 milhões de hectares foram queimados nos onze meses — um aumento de 90% em relação ao mesmo período de 2023 e a maior extensão dos últimos seis anos. A diferença em relação ao ano passado é de 14 milhões de hectares a mais, uma área equivalente ao estado do Amapá.

Mais da metade (57%) da área queimada entre janeiro e novembro no Brasil fica na Amazônia, onde 16,9 milhões de hectares foram afetados pelo fogo. Nesse bioma, foram queimados 7,6 milhões de hectares de florestas, incluindo florestas alagáveis — extensão que ficou à frente das pastagens queimadas no período na Amazônia, que totalizaram 5,59 milhões de hectares.

 

O segundo bioma mais afetado pelo fogo foi o Cerrado, com 9,6 milhões de hectares — 85% dos quais (ou 8,2 milhões de hectares) em áreas de vegetação nativa. Esse número representa um aumento de 47% em relação à média dos últimos 5 anos. Houve aumento também no Pantanal, onde a área queimada de janeiro a novembro foi de 1,9 milhão de hectares e representou um crescimento de 68% em relação à média dos últimos 5 anos.

A área queimada nos demais biomas entre janeiro e novembro deste ano foi: 1 milhão hectares na Mata Atlântica, sendo que 71% da área afetada estava em áreas agropecuárias e 3,3 mil hectares no Pampa. Na caatinga, o fogo atingiu um espaço de 297 mil hectares, número que representa uma diminuição de 49% em relação ao mesmo período de 2023, com 82% das queimadas concentradas em formações savânicas.

Eduardo Velez, da equipe do Pampa do MapBiomas, explica que a área queimada no Pampa é a menor dos últimos três anos para esse período.

— Trata-se de uma consequência da maior umidade observada na região, com chuvas acima da média para o período — detalha.

Pará foi o estado mais atingido
O estado que mais queimou nos 11 primeiros meses deste ano foi o Pará, com 6,97 milhões de hectares. Esse total equivale a 23% de toda a área queimada no Brasil e a 41% do que foi queimado na Amazônia entre janeiro e novembro.

Mato Grosso e Tocantins ficaram em segundo e terceiro lugares, com 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente. Juntos, esses três estados totalizaram 56% da área queimada no período no país.

Os municípios de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registraram as maiores áreas queimadas entre janeiro e novembro de 2024, com 1,47 milhão de hectares e 837 mil hectares queimados, respectivamente.

Veja também

Putin exalta avanço do exército russo na Ucrânia após ano 'crucial'
guerra

Putin exalta avanço do exército russo na Ucrânia após ano 'crucial'

Envolvimento da Coreia do Norte na Ucrânia é uma "perigosa expansão" do conflito, afirmam EUA e alia
conflito

Envolvimento da Coreia do Norte na Ucrânia é uma "perigosa expansão" do conflito, afirmam EUA e alia

Newsletter