Argélia desmantela rede internacional de tráfico de migrantes para a Europa
O serviço de luta contra o crime organizado prendeu 15 integrantes dessa rede
Autoridades da Argélia desmantelaram uma rede internacional que traficava migrantes de outros países para a Europa, informou a imprensa local nesta quarta-feira (22).
O serviço de luta contra o crime organizado prendeu 15 integrantes dessa rede, entre eles nove sírios e seis argelinos, que compareceram hoje à Justiça, segundo veículos de informação argelinos.
Leia também
• Quatorze imigrantes africanos morrem afogados na costa da Tunísia
• Mulher e quatro crianças imigrantes morrem em naufrágio na costa da Grécia
• Argélia se opõe a teto europeu para preço do gás
A polícia detectou a rede de traficantes após uma investigação de quase cinco meses. Segundo o site Ennharonline, os migrantes chegavam da Síria e do Líbano ao aeroporto de Benghazi, nordeste da Líbia. De lá, os traficantes os levavam por estrada até a cidade de Ghadames, na fronteira com a Argélia.
Em seguida, os migrantes atravessavam uma zona desértica de forma clandestina, para chegarem à localidade argelina de Debdeb.Depois, eram levados a Orã, cidade portuária localizada a mais de 1400 km.
Segundo o Ennharonline, era de Orã que os migrantes partiam a fim de cruzar o Mediterrâneo para entrar na Europa de maneira irregular. Os migrantes eram obrigados a pagar "quantidades exorbitantes" de dinheiro pela travessia.
A polícia apreendeu mais de 11 mil dólares (quase 60 mil reais), 8.920 euros (cerca de 50 mil reais) e outras somas importantes de libras libanesas e sírias.