ARGENTINA

Argentina declara emergência sanitária devido a surto de vírus em cavalos

O serviço de saúde especificou que o vírus detectado tem uma taxa de mortalidade variável entre 40% e 90%

CavaloCavalo - Foto: Reprodução/ Internet

A Argentina declarou emergência sanitária e ordenou a imobilização do gado equino devido a um surto de encefalomielite, após detectar o vírus no centro e nordeste do país, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

"As medidas sanitárias são medidas imediatas, extraordinárias, excepcionais e de contenção em caso de surtos de Encefalomielite Equina (EE)" e incluem "a restrição de circulação e concentração de cavalos", segundo a disposição publicada no boletim oficial.

Os primeiros casos foram notificados em rebanhos das províncias de Corrientes, Santa Fé e Córdoba, no centro e nordeste do país.

O serviço de saúde especificou que o vírus detectado corresponde à variante da Encefalomielite Equina (EE), que tem uma taxa de mortalidade variável entre 40% e 90%.

A doença é transmitida das aves aos mosquitos, que por sua vez podem infectar cavalos e seres humanos, com um período de incubação entre 5 e 14 dias, indicou o Senasa.

Em 1988, a Argentina sofreu um surto de Encefalomielite Ocidental (EEM), cuja taxa de mortalidade era menor - entre 20% e 30%.

A Argentina é um dos países com melhor linhagem de cavalos de polo, especialmente valorizados por sua velocidade, obediência e resistência.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter