Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Argentina reforça em Bruxelas desejo de aprofundar laços com UE

A chanceler argentina, Diana Mondino, compartilhou um almoço de trabalho com Borrell

O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, participa de uma reunião ministerial realizada em Riad.O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, participa de uma reunião ministerial realizada em Riad. - Foto: Fayez Nureldine / AFP

A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se encontrou, nesta segunda-feira (6), em Bruxelas, com o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, informaram fontes da delegação.
 

Na capital belga, a chanceler argentina compartilhou um almoço de trabalho com Borrell, em um encontro centrado no interesse argentino em "aprofundar a relação estratégica com a UE e seus países-membros".

De acordo com fontes diplomáticas argentinas, Mondino garantiu a Borrell durante o encontro que Buenos Aires considera a UE um "parceiro natural".

Essa identidade, assinalaram as fontes, se apoia em "valores e visões compartilhadas sobre os princípios democráticos, o sistema multilateral e uma ordem internacional baseada em regras".

Mondino também se reuniu com a comissária europeia de Associações Internacionais, Jutta Urpilainen, e com o subsecretário-geral de Assuntos Políticos da Otan, o diplomata alemão Boris Ruge.

O governo do presidente Javier Milei formalizou em abril seu interesse em se tornar um "parceiro global" da aliança militar transatlântica, e Mondino reafirmou nesta segunda a intenção argentina.

Na atualidade, a Otan conta com um seleto grupo de nove países considerados parceiros globais. Entre as nações latino-americanas, somente a Colômbia alcançou essa condição, em 2018.

A ministra argentina iniciou sua viagem internacional em 28 de abril com uma visita à China, país de origem de quase um quarto das importações da Argentina, e destino de aproximadamente 6% de suas exportações.

Mondino esteve em Paris na semana passada, onde participou de uma reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, depois de sua passagem por Bruxelas, deve concluir na terça-feira sua viagem com uma visita a Portugal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter