Logo Folha de Pernambuco

Gripe Aviária

Argentina suspende exportações de produtos avícolas por gripe aviária

Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar, o caso foi detectado em um centro de produção na província de Rio Negro (sul)

Casos de gripe aviária na ArgentinaCasos de gripe aviária na Argentina - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Argentina suspendeu a exportação de produtos avícolas depois que o primeiro caso de gripe aviária foi detectado em um centro de produção na província de Rio Negro (sul), informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

O país "perde temporariamente seu status de livre de doenças e suspende suas exportações de produtos avícolas cumprindo com as regras internacionais", disse o comunicado na noite de terça-feira.

O secretário de Agricultura da Argentina, Juan José Bahillo, afirmou que foi o "primeiro caso confirmado em uma ave de cativeiro" que ocorre no país, informou no Twitter, ao indicar o estabelecimento localizado na cidade de Mainque (1.100 km ao sudoeste de Buenos Aires).

A Senasa destacou que a produção “para consumo interno continuará normalmente porque a doença não é transmitida ao homem pelo consumo de carne de frango e ovos”. Assim, “aqueles frigoríficos que exportam, vão poder comercializar os seus produtos no mercado interno”, explicou.

Segundo o último relatório das 177 notificações recebidas de casos suspeitos, 25 casos de gripe aviária foram confirmados em diferentes pontos do país, mas até agora todos correspondiam a aves selvagens.

Bahillo indicou que as medidas de biossegurança serão reforçadas nas granjas "para recuperar o status sanitário o mais rápido possível" e retomar as exportações.

As vendas de produtos avícolas argentinos ao exterior representam cerca de 330 milhões de dólares por ano (cerca 1,7 bilhão de reais) e têm como principal destino a China.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter