Logo Folha de Pernambuco

Coronavirus

Argentina tem recorde diário de 35.000 casos e 745 mortes por Covid

No total, o país soma 3.371.508 casos de covid-19 e 71.771 mortes, em uma população de 45 milhões de habitantes

Trabalhadores de saúde atendem paciente com Covid no Hospital Dr. Nestor Kirchner em Florencio Varela, na ArgentinaTrabalhadores de saúde atendem paciente com Covid no Hospital Dr. Nestor Kirchner em Florencio Varela, na Argentina - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP

A Argentina registrou 35.543 novos casos de covid-19 e 745 mortes nesta terça-feira (18), um recorde desde o início da pandemia em março de 2020, no momento em que o governo avalia fortalecer as restrições sanitárias para evitar o colapso do sistema de saúde.

No total, a Argentina soma 3.371.508 casos de covid-19 e 71.771 mortes, em uma população de 45 milhões de habitantes.

As cepas de Manaus, Rio de Janeiro e Reino Unido circulam no país. Há duas semanas, variantes da Índia e da África do Sul foram detectadas em viajantes que chegavam a Buenos Aires.

Até segunda-feira, a Argentina ocupava a 11ª posição mundial em número total de casos e a 14ª em número de mortes, segundo contagem da AFP com base em dados oficiais. Se calculado em relação ao milhão de habitantes, o país fica em 34º lugar no mundo em termos de infecções e 25º em mortes.

A ocupação de leitos de terapia intensiva atinge 72,2% no país e sobe para 76,2% na cidade de Buenos Aires e sua periferia, onde as infecções se concentram mais.

Para evitar o colapso, o governo impôs restrições às atividades noturnas e aulas presenciais em áreas onde o contágio se espalha mais rapidamente.

Embora o presidente de centro-esquerda Alberto Fernández tenha ordenado a suspensão das aulas na cidade de Buenos Aires há um mês, a medida foi rejeitada pela prefeitura da oposição, que recorreu à justiça e obteve o apoio da Suprema Corte.

Até agora, 8,1 milhões de pessoas (17,9% da população) receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid desde o início da campanha de imunização, no final de dezembro.

Veja também

Newsletter