Logo Folha de Pernambuco

Celebração

Arquidiocese recebe escritos de Dom Helder que serão usados no processo de canonização

Documentos serão entregues nesta sexta-feira, quando se completam 22 anos de falecimento de Dom Helder Camara

Dom Helder CâmaraDom Helder Câmara - Foto: Arquivo Folha

O aniversário de 22 anos de falecimento de Dom Helder Camara, celebrado nesta sexta-feira (27), será marcado com um registro historicamente importante. Após a missa em homenagem ao religioso, que acontecerá às 19h, na Catedral da Sé, em Olinda, representantes do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) entregarão à Arquidiocese de Olinda e Recife o acervo requisitado pelo Vaticano para dar continuidade ao processo de beatificação e canonização de Dom Helder. 

Foram digitalizadas e impressas 60.520 páginas, organizadas em sete coleções: correspondências (41 volumes), programas de rádio (33 volumes), discursos (31 volumes), hemeroteca (25 volumes), cartas circulares (24 volumes), meditações (19 volumes) e livros (7 volumes). As duas últimas, aliás, representam trabalhos inéditos escritos pelo líder religioso ao longo de sua vida. 

“É um momento importante porque marca uma organização de todo o acervo da obra e vida de Dom Helder. Será enviado ao Vaticano, analisado e, posteriormente, fará parte do acervo da Biblioteca do Vaticano”, comentou o diretor executivo do IDHeC, Antônio Carlos Aguiar. Todos os documentos serão entregues hoje à noite ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. “Esse material contém desde os conselhos que o pai deu a ele aos 9 anos de idade até os textos dos seus últimos anos de vida. Posso dizer que a maioria deles foi escrito na sua casa, atrás da igreja, durante a madrugada, que era a hora em que ele levantava para escrever”, acrescentou o diretor.

Processo de digitalização

O processo de digitalização e impressão dos documentos, que pertencem ao IDHeC, foi realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com o apoio da Prefeitura do Recife. Segundo o superintendente de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Cepe, Igor Burgos, foram dedicados aproximadamente quatro anos para a digitalização do material. “Foram envolvidos mais ou menos oito funcionários, que digitalizaram e trataram o material. São vários documentos históricos”, disse.

Burgos destaca, ainda, que cerca de 90% de todo o acervo digitalizado já está disponível gratuitamente no site da Cepe, em um espaço dedicado exclusivamente para os escritos de Dom Helder. “Nós criamos um espaço exclusivo para o acervo, que pode ser acessado no portal acervocepe.com.br”, frisou. De acordo com o superintendente, apenas as coleções inéditas (meditações e livros) ainda não constam no acervo online e devem ser incluídas no site em setembro. 

“As novas coleções foram digitalizadas recentemente, fazem parte dos documentos impressos com apoio da Cepe e, juntas, elas somam cerca de 10 mil imagens”, explicou. Contabilizando todas as sete coleções, foram digitalizadas pela companhia aproximadamente 150 mil imagens.

Celebrações 

A missa desta noite em homenagem a Dom Helder Camara terá celebração eucarística presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Já a homilia será feita pelo Monsenhor Albérico Bezerra. A cerimônia terá capacidade para até 100 pessoas presencialmente, respeitando-se os protocolos sanitários, e também será transmitida ao vivo pelo canal da Arquidiocese no YouTube. 

No sábado, às 15h30, o Fórum Inter-Religioso Gente de Fé e o IDHeC realizarão a Vigília Inter-Fé, “Não Deixe a Profecia Cair”, com representantes de denominações religiosas. A Vigília será on-line, com transmissão ao vivo pelos canais TV MTC e Dom Helder IDheC no YouTube.

História de Dom Helder

Dom Helder Pessoa Camara nasceu na cidade de Fortaleza, no Ceará, em 7 de fevereiro de 1909. Reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos, foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criada em 1952. Em 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, função que ocupou até 1985, quando passou a arcebispo emérito. Faleceu em 27 de agosto de 1999, no Recife, aos 90 anos. 

Veja também

Newsletter