Logo Folha de Pernambuco

PÁSCOA

Arquidiocese de Olinda e Recife terá programação especial na Semana Santa

Parte das celebrações serão restritas e transmitidas pela internet

Catedral da Sé terá programação pascoalCatedral da Sé terá programação pascoal - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Arquidiocese de Olinda e Recife terá programação especial durante a Semana Santa. Devido à pandemia e as medidas de combate à Covid-19, parte das celebrações serão restritas e transmitidas pela internet. 

Com o novo plano de convivência estabelecido pelo Governo do Estado, que começa a valer a partir de amanhã e segue até o dia 25, as igrejas e templos religiosos podem funcionar das 5h às 20h, durante a semana, e das 5h às 17h, aos fins de semana e feriados. Segundo a arquidiocese, as 145 paróquias do território definirão os horários mais convenientes para as celebrações, que também serão transmitidas por suas próprias redes sociais, desde que respeitem a liturgia e não firam as orientações referentes ao período do decreto. 

Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido participará das celebrações na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, considerada a igreja-mãe da Arquidiocese. ”As celebrações pascais que vivenciamos com restrições, por conta da pandemia, foram confortadoras e mais necessárias do que nunca. Servem para transformar nossa noite em vigília, isso é: convoca-nos a nos manter de pé, em atitude vigilante, confiante e amorosa”, disse, em vídeo publicado ontem nas redes sociais.

A Catedral da Sé terá programação desta quinta ao domingo. Amanhã, às 9h, haverá a Missa do Crisma, restrita à equipe de liturgia. Já às 17h, será realizada a Missa da Ceia do Senhor, que receberá número limitado de fiéis, sem o rito do lava-pés. 

Na sexta, a Paixão do Senhor será celebrada às 15h, com presença limitada de fiéis e sem o rito do beijo na cruz. No sábado, às 19h, ocorrerá a Vigília Pascal, restrita à equipe de liturgia. E, no domingo, ocorre a Missa de Páscoa, às 9h, com número limitado de fiéis. 

Todas as celebrações realizadas na Catedral da Sé serão transmitidas ao vivo pela Rádio Olinda FM (105.3) e pelos canais da Arquidiocese no Youtube e Facebook.

Veja também

Newsletter