Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PREMIAÇÃO

Artista gráfico da Folha de Pernambuco vence categoria do 27° Prêmio Cristina Tavares

Greg recebeu o prêmio na categoria "criação gráfica" com arte que ilustrou a matéria "O que vem pela frente", da editoria de Sabores

Greg, artista gráfico da Folha de Pernambuco, ganha Prêmio Cristina TavaresGreg, artista gráfico da Folha de Pernambuco, ganha Prêmio Cristina Tavares - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Concorrendo com a arte "O que vem pela frente", o artista gráfico da Folha de Pernambuco, Greg, foi vencedor da 27ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria criação gráfica

A arte vencedora ilustrou o texto da editoria de Sabores da Folha, publicada na edição de fim de semana do jornal, em 1º janeiro de 2022. De acordo com o artista, o trabalho foi desenvolvido para expressar a esperança do Ano Novo.

“Estou muito feliz com a premiação, é sempre importante ter esse reconhecimento da arte. A ilustração foi feita em um momento que tínhamos acabado de sair de uma pandemia e representa a esperança de tudo que estava por vir”, afirmou Greg. 

Arte de Greg foi premiada na 27ª edição do Cristina TavaresArte de Greg foi premiada na 27ª edição do Cristina Tavares

A tradicional premiação do jornalismo pernambucano, realizada nesta terça-feira (15), é promovida anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Neste ano, a entrega dos troféus foi realizada no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana. Além de jornalistas, o evento também reuniu representantes do cenário político como o vereador do Recife, Ivan Moraes, e o deputado estadual João Paulo. 

Em sua 27º edição, o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, quinto maior da classe no país, recebeu a inscrição de mais de cem trabalhos nas categorias profissional e estudante. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Folha de Pernambuco foi finalista em duas categorias. O fotógrafo Paullo Allmeida concorreu na categoria "fotojornalismo", com o trabalho "Drama nas palafitas", sobre o incêndio e drama das famílias que tiveram seus barracos atingidos pelo fogo na Bacia do Pina, na Zona Sul do Recife, em 6 de maio de 2022.

Na época, a foto estampou a capa da edição de fim de semana da Folha de Pernambuco.

Ainda na categoria "criação gráfica", o artista gráfico e editor de Arte da Folha de Pernambuco, João Lin, foi indicado com o trabalho "Modernistas", publicado na revista Continente, em fevereiro de 2022.

A ilustração faz parte da edição em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, e homenageia a obra "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife", de Cícero Dias.

Para o presidente do Sinjope, Jailson da Paz, o prêmio marca a valorização do jornalismo realizado no estado.

“Visualizamos um amadurecimento dos trabalhos e das pautas abordadas na edição deste ano, trazendo para o Cristina Tavares uma referência entre premiações de jornalismo em todo o país”, destacou. 

A premiação contou com o patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e apoio da Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, Alepe, Câmara do Recife, Prefeitura do Paulista e da Prefeitura de Igarassu.

Veja também

Newsletter