Logo Folha de Pernambuco

vida plena

Artrose no quadril: esteja atento aos sinais e saiba como se prevenir

Alguns sinais podem indicar o aparecimento da doença, que pode ser prevenida com cuidados. Saiba como identificar e tratar problema

Técnicas podem retardar evolução e amenizar as dores provocadas pela doençaTécnicas podem retardar evolução e amenizar as dores provocadas pela doença - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Também conhecida como coxartrose ou osteoartrose, a artrose no quadril é um desgaste que ocorre na articulação do quadril, provocando dores que se intensificam principalmente ao andar ou ao ficar sentado por muito tempo. Esse desgaste ocorre porque a região do quadril é responsável por sustentar boa parte do corpo, além de também estar sempre em movimento. Além de indicar a identificar o problema, o Vida Plena de hoje dá dicas fundamentais de como se prevenir.


Alguns grupos são mais propensos ao desenvolvimento da artrose no quadril, principalmente os idosos e atletas que utilizam bastante essa articulação. “Pacientes com história familiar de coxartrose, com síndrome do impacto femoroacetabular diagnosticada, atletas de alto rendimento ou praticantes amadores de esportes de impacto estão mais propensos a desenvolver artrose precoce”, afirma o médico Filipe Lima, especialista em ortopedia, cirurgia do quadril e traumatologia esportiva.

Fique atento
aos sinais

Existem alguns sinais que podem indicar o aparecimento da artrose no quadril, como por exemplo sentir dor ao cruzar as pernas ou ao sentar. A aposentada Simone Pimentel de 57 anos, sofria com dores na região do quadril há cerca de três anos, e iniciou a fisioterapia para tentar amenizar os sintomas. "Comecei a fisioterapia há um ano e meio no intuito de melhorar minhas dores. Antes eu sentia muita dificuldade para fazer tarefas simples como levantar do sofá ou da cama, hoje até consigo fazer alguns exercícios leves", pontua.  


Alguns hábitos podem prevenir o aparecimento precoce da artrose no quadril, como o cuidado com a postura e o fortalecimento dos músculos. "A prevenção envolve consulta periódica a um ortopedista, não insistir em atividades físicas que causem desconforto, manter-se dentro de um peso saudável e manter uma massa magra (muscular) que dê suporte ao esporte que se pretende praticar", lembra Filipe Lima. 

Técnicas 
amenizam dores

Apesar de ser uma doença progressiva, existem algumas técnicas que podem retardar a evolução e amenizar as dores no local. A fisioterapeuta e instrutora de pilates, Iviana Marino, fala sobre a importância da técnica para melhorar o estilo de vida do paciente. “O pilates é uma prática completa, pois promove fortalecimento, tonificação e flexibilidade muscular, além da melhora da mobilidade articular. Também promove redução das dores e auxilia na melhora da capacidade funcional de cada pessoa”, destaca.


Além do pilates, outras atividades podem auxiliar no tratamento, como no caso da fisioterapia, hidroginástica, bicicleta e alongamentos funcionais. Em casos mais graves, existe a cirurgia para artrose, que consiste em retirar a cartilagem que foi danificada ou até mesmo a substituição por uma prótese no quadril.

Escreva a legenda aqui

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Newsletter