Às vésperas de Réveillon, Centro de Testagem tem movimento tranquilo em Olinda
Em média, público estava levando uma hora para fazer o exame no Centro de Convenções
Na manhã da última terça-feira do ano, foi tranquilo o movimento no Centro de Testagens de Covid-19 instalado no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda. Diariamente, 500 fichas são distribuídas no local para realização do exame do tipo RT-PCR. O serviço funciona no sistema de drive-thru, além de atender pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo.
No momento que a equipe da Folha esteve no Centro de Testagens a fila de carros não estava tão grande como era visto no pico da pandemia em Pernambuco. Do lado de fora do local havia 10 veículos e na parte interna 11. Em média, as pessoas estavam levando uma hora para fazer o exame.
A técnica de eletrotécnica Priscila Marques, 27, levou o irmão David Marques, 23, para o teste de Covid. No último domingo à noite o jovem começou a apresentar sintomas como febre, falta de ar e perda do paladar. A família chegou no Centro de Convenções por volta das 10h e meia hora depois ainda aguardavam para fazer o exame. "Já vim outra vez e esperei quase três horas. Hoje está ótimo comparado a como era antes", disse Priscila.
Leia também
• Olinda inaugura segundo centro de testagem para Covid-19
• PE terá novo centro de testagem para demanda espontânea
• Centro de Testagem no Centro de Convenções segue com movimento intenso
De acordo com a enfermeira chefe do plantão, Adriana Branca, os perfis de quem podem fazer o teste é amplo. "Quem teve contato com pessoas que testaram positivo para Covid, independentemente de estar com sintomas ou não, podem fazer o exame. Se você apresenta sintomas, como febre, dor de garganta e falta de paladar e olfato, pode vir fazer o teste já no primeiro dia", explica.
A enfermeira chefe diz ainda que também podem fazer o exame recém-nascido de mãe que testou positivo, gestantes com 37 e 38 semanas de gravidez, paciente em tratamento de câncer, profissionais de saúde com sintomas, pacientes de pré-operatório e quem vai viajar de avião.
Centros
No momento, há cinco centros de testagem sob gestão estadual, sendo que dois (Geraldão e Centro de Convenções) funcionam no sistema de drive-thru, além de atenderem pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo; um por demanda espontânea (Ceasa) de segunda a sexta; um com marcação prévia (Cefospe); e um voltado para os profissionais de Educação e seus contatos, também com agendamento. Os dois últimos agendam pelo Atende em Casa, ferramenta desenvolvida em parceria do Estado com a Prefeitura do Recife.
Os centros buscam atender as mais diversas demandas e são voltados para as pessoas com sintomatologia gripal e para os contatos de casos confirmados, independente de estarem com sintomas ou não. Juntos, os cinco equipamentos já realizaram 90 mil exames até o dia 23/11, sendo 43 mil de RT-PCR.