Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Às vésperas de Réveillon, Centro de Testagem tem movimento tranquilo em Olinda

Em média, público estava levando uma hora para fazer o exame no Centro de Convenções

Fila de carros não estava tão grande como era visto no pico da pandemia em PernambucoFila de carros não estava tão grande como era visto no pico da pandemia em Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Na manhã da última terça-feira do ano, foi tranquilo o movimento no Centro de Testagens de Covid-19 instalado no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda. Diariamente, 500 fichas são distribuídas no local para realização do exame do tipo RT-PCR. O serviço funciona no sistema de drive-thru, além de atender pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo. 

No momento que a equipe da Folha esteve no Centro de Testagens a fila de carros não estava tão grande como era visto no pico da pandemia em Pernambuco. Do lado de fora do local havia 10 veículos e na parte interna 11. Em média, as pessoas estavam levando uma hora para fazer o exame. 

A técnica de eletrotécnica Priscila Marques, 27, levou o irmão David Marques, 23, para o teste de Covid. No último domingo à noite o jovem começou a apresentar sintomas como febre, falta de ar e perda do paladar. A família chegou no Centro de Convenções por volta das 10h e meia hora depois ainda aguardavam para fazer o exame. "Já vim outra vez e esperei quase três horas. Hoje está ótimo comparado a como era antes", disse Priscila. 

De acordo com a enfermeira chefe do plantão, Adriana Branca, os perfis de quem podem fazer o teste é amplo. "Quem teve contato com pessoas que testaram positivo para Covid, independentemente de estar com sintomas ou não, podem fazer o exame. Se você apresenta sintomas, como febre, dor de garganta e falta de paladar e olfato, pode vir fazer o teste já no primeiro dia", explica. 

A enfermeira chefe diz ainda que também podem fazer o exame recém-nascido de mãe que testou positivo, gestantes com 37 e 38 semanas de gravidez, paciente em tratamento de câncer, profissionais de saúde com sintomas, pacientes de pré-operatório e quem vai viajar de avião. 

Centros
No momento, há cinco centros de testagem sob gestão estadual, sendo que dois (Geraldão e Centro de Convenções) funcionam no sistema de drive-thru, além de atenderem pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo; um por demanda espontânea (Ceasa) de segunda a sexta; um com marcação prévia (Cefospe); e um voltado para os profissionais de Educação e seus contatos, também com agendamento. Os dois últimos agendam pelo Atende em Casa, ferramenta desenvolvida em parceria do Estado com a Prefeitura do Recife. 

Os centros buscam atender as mais diversas demandas e são voltados para as pessoas com sintomatologia gripal e para os contatos de casos confirmados, independente de estarem com sintomas ou não. Juntos, os cinco equipamentos já realizaram 90 mil exames até o dia 23/11, sendo 43 mil de RT-PCR.

Veja também

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão
EUROPA

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão

Aberto Recife de Tênis conta com nomes nacionais e internacionais
ESPORTES

Aberto Recife de Tênis conta com nomes nacionais e internacionais

Newsletter