Asiáticos no topo, Brasil entre últimos: veja ranking de aprendizagem de Matemática e Ciências
Essa é a primeira vez que o Brasil participa do TIMSS, avaliação que existe desde 1995. Em 2023, participaram 650 mil alunos de 64 países.
Um teste internacional divulgado nesta quarta-feira botou novamente países asiáticos na frente dos rankings de aprendizagem. De acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, na sigla em inglês) 2023, Singapura lidera as duas disciplinas avaliadas no 4º e 8º anos do ensino fundamental. Já o Brasil ficou entre os piores participantes.
Essa é a primeira vez que o Brasil participa do TIMSS, avaliação que existe desde 1995. Em 2023, participaram 650 mil alunos de 64 países. Ela avalia Matemática e Ciências no 4º e no 8º anos.
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Veja o Ranking completo aqui:
Matemática - 4º ano
Singapura - 615
China (Taipei) - 607
Coreia do Sul - 594
Hong Kong - 594
Japão - 591
China (Macao) - 582
Lituânia - 561
Turquia - 553
Inglaterra - 552
Polônia - 546
Irlanda - 546
Romênia - 542
Holanda - 537
Letônia - 534
Noruega - 531
República Checa - 530
Suécia - 530
Bulgária - 530
Finlândia - 529
Austrália - 525
Alemanha - 524
Dinamarca - 524
Sérvia - 523
Bélgica - 521
Hungria - 520
Portugal - 517
Estados Unidos - 517
Chipre - 516
Eslováquia - 515
Eslovênia - 514
Itália - 513
Armênia - 513
Albânia - 512
Canadá - 504
Espanha - 498
Emirados Árabes Unidos - 498
Geórgia - 498
Azerbaijão - 494
Nova Zelândia - 490
Cazaquistão - 487
França - 484
Montenegro - 477
Macedônia do Norte - 474
Qatar - 464
Bahrein - 462
Kosovo - 451
Bôsnia - 447
Chile - 444
Uzbequistão - 443
Jordânia - 427
Omã - 421
Irã - 420
Arábia Saudida - 420
Brasil - 400
Marrocos - 393
Kuwait - 382
África do Sul - 362
Matemática - 8º ano
Singapura - 605
China (Taipei) - 602
Coreia do Sul - 596
Japão - 595
Hong Kong - 575
Inglaterra - 525
Irlanda - 522
República Checa - 518
Suécia - 517
Lituânia - 514
Áustria - 512
Austrália - 509
Turquia - 509
Hungria - 506
Finlândia - 504
Noruega - 501
Itália - 501
Malta - 499
Romênia -496
Chipre - 494
Emirados Árabes Unidos - 489
Estados Unidos - 488
Israel - 487
Azerbaijão - 479
França - 479
Portugal - 475
Geórgia - 467
Cazaquistão - 454
Qatar - 451
Bahrein - 426
Irã - 423
Uzbequistão - 421
Chile - 416
Omã - 411
Malásia - 411
Kuwait - 399
Arábia Saudida - 397
África do Sul - 397
Jordânia - 388
Palestina - 382
Brasil - 378
Marrocos - 378
Ciências - 4º ano
Singapura - 607
Coreia do Sul - 583
China (Taipei) - 573
Turquia - 570
Inglaterra - 556
Japão - 555
Polônia - 550
Áustria - 550
Hong Kong - 545
Finlândia - 542
Lituânia - 537
China (Taipei) - 536
Suécia - 533
Irlanda - 532
Estados Unidos - 532
Noruega - 530
Bulgária - 530
Romênia - 526
República Checa - 526
Eslovênia - 526
Letônia - 526
Hungria - 524
Dinamarca - 522
Canadá - 521
Eslováquia - 521
Nova Zelândia - 517
Holanda - 517
Alemanha - 515
Portugal - 511
Itália - 511
Sérvia - 510
Espanha - 504
Emirados Árabes Unidos - 495
Albânia - 491
França - 488
Chipre - 487
Chile - 479
Bahrein - 475
Qatar - 472
Cazaquistão - 467
Geórgia - 465
Montenegro - 461
Armênia - 457
Bôsnia - 448
Macedônia do Norte - 439
Omã - 433
Irã - 432
Arábia Saudida - 428
Brasil - 425
Azerbaijão - 422
Jordânia - 418
Uzbequistão - 412
Kosovo - 403
Marrocos - 390
Kuwait - 373
África do Sul - 308
Ciências - 8º ano
Singapura - 606
China (Taipei) - 572
Japão - 557
Coreia do Sul - 545
Inglaterra - 531
Finlândia - 531
Turquia - 530
Hong Kong - 528
República Checa - 527
Irlanda - 525
Hungria - 522
Suécia - 521
Austrália - 520
Lituânia - 519
Estados Unidos - 513
Áustria - 512
Portugal - 506
Malta - 501
Itália - 501
Noruega - 488
Emirados Árabes Unidos - 486
França - 486
Qatar - 481
Israel - 481
Romênia - 466
Chipre - 464
Omã - 456
Chile - 455
Bahrein - 452
Geórgia - 448
Cazaquistão - 443
Malásia - 426
Brasil - 420
Kuwait - 420
Arábia Saudida - 419
Irã - 419
Jordânia - 413
Azerbaijão - 411
Uzbequistão - 396
Palestina - 393
África do Sul - 362
Marrocos - 327
Primeiro lugar também em todas as avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), Singapura foi uma colônia britânica formada majoritariamente por pescadores na década de 1960 para se tornar uma potência mundial de aprendizagem.
Com investimento prioritário em professores e estudantes, o país antecipou políticas como educação bilíngue e abordagem em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem). A partir da década de 90, fortaleceu o caminho para abordagens de excelência nas humanidades, nas artes e nos esportes.
Seu jeito de ensinar Matemática dedica mais tempo a menos assuntos, para garantir que as crianças dominem o material através de instruções detalhadas, perguntas, resolução de problemas e ajudas visuais e práticas, como blocos, cartões e gráficos de barra. Sem que uma etapa tenha sido atingida, a turma não progride. A metodologia passou a influenciar escolas dos Estados Unidos há quase 15 anos.
Já 49% dos alunos brasileiros atingiram pelo menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.