Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

Assange 'está mal' antes de audiência em apelação sobre extradição

Julian Assange, fundador do WikiLeaksJulian Assange, fundador do WikiLeaks - Foto: Geoge Caddick/AFP

A parceira de Julian Assange, Stella Moris, disse nesta segunda-feira (25) que o fundador do WikiLeaks está "muito mal" antes da audiência, na quarta-feira (27), sobre o recurso dos Estados Unidos contra a rejeição de sua extradição.

"No sábado passado, vi Julian na prisão de Belmarsh", disse Stella Moris durante uma entrevista coletiva perto de Londres. "Ele parecia muito mal".

"Esperamos que seja o fim" de tudo isso, declarou Moris, advogada de Assange que se tornou sua parceira, antes da audiência marcada para quarta e quinta-feira.

"Julian não sobreviveria a uma extradição, essa é a conclusão da magistrada", continuou Moris, considerando "aterrorizante" a possibilidade de reverter a decisão de não extradição.

Em janeiro, a juíza britânica Vanessa Baraitser rejeitou o pedido de extradição de Assange, que é exigido pela justiça americana pelo vazamento maciço de documentos, ante a possibilidade de suicídio. Nos Estados Unidos, ele pode ser condenado a 175 anos de prisão, em um caso descrito por seus defensores como político e de atentado à liberdade de expressão. 

A diretora de campanhas internacionais da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Rebecca Vincent, destacou que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perdeu a oportunidade de "se distanciar de seus antecessores" e pediu, como todos os apoiadores do fundador do WikiLeaks, que as acusações contra Julian Assange sejam retiradas. 

O editor-chefe do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, disse que é "impensável que a Suprema Corte de Londres chegue a uma conclusão diferente de confirmar" a negação da extradição.

Em sua apelação, Washington questiona a confiabilidade de um especialista que testemunhou a favor de Assange sobre a fragilidade de sua saúde mental atual.

De fato, o psiquiatra Michael Kopelman reconheceu que enganou a justiça ao "esconder" o fato de que seu cliente se tornou pai durante seu confinamento na embaixada do Equador em Londres.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter