Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Assessor americano ressalta 'potencial' de acordo entre Israel e Arábia Saudita

A visita de Sullivan à região, que incluiu uma agenda na Arábia Saudita, acontece enquanto o presidente Joe Biden tenta normalizar a relação entre os dois países

Assessor americano ressalta 'potencial' de acordo entre Israel e Arábia SauditaAssessor americano ressalta 'potencial' de acordo entre Israel e Arábia Saudita - Foto: Mandel Ngana/AFP

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em visita a Israel, destacou durante conversa com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu "o potencial" de um acordo de normalização entre Israel e a Arábia Saudita, informou a Casa Branca neste domingo.

Sullivan também pediu a Netanyahu que a operação militar contra o grupo islamita Hamas na Faixa de Gaza seja acompanhada de uma estratégia política para o futuro do território palestino, informou o governo americano, ao apresentar um relatório sobre o encontro.

A visita de Sullivan à região, que incluiu uma agenda na Arábia Saudita, acontece enquanto o presidente Joe Biden tenta normalizar a relação entre os dois países, após mais de sete meses de conflito entre Israel e o Hamas.

"O senhor Sullivan informou o primeiro-ministro Netanyahu e sua equipe sobre essas reuniões e o potencial que pode haver agora para Israel, bem como para o povo palestino", destacou a Casa Branca, acrescentando que o assessor "reiterou em Israel a posição de longa data do presidente sobre Rafah”, cidade onde Israel planeja uma grande ofensiva.

O governo Biden pediu que Israel evite uma operação desse tipo, e a comunidade internacional teme pela população civil de Rafah.

Veja também

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Newsletter