Astronauta da Apollo 8 morre em acidente aéreo aos 90 anos; veja vídeo
Ele estava sozinho na aeronave
William Anders, o ex-astronauta americano que capturou uma foto histórica da Terra no espaço há mais de 55 anos, morreu em um acidente de avião na sexta-feira (7), aos 90 anos, anunciou sua família.
Anders pilotou um avião de pequeno porte que caiu na costa do estado de Washington na manhã de sexta-feira, disse seu filho à imprensa americana. Ele estava sozinho na aeronave.
O xerife Eric Peter informou à AFP que equipes estavam realizando buscas na área, mas ainda não encontraram nenhum corpo.
FLASH | L'astronaute William Anders, âgé de 90 ans et membre de la mission Apollo 8, est mort après s'être crashé en avion. Il était célèbre pour sa photographie emblématique "Earthrise" capturée en 1968. pic.twitter.com/SwSfUNgoJg
— Cerfia (@CerfiaFR) June 8, 2024
Membro da missão Apollo 8 em dezembro de 1968, Anders se tornou um dos primeiros humanos a chegar à Lua, junto com os americanos Frank Borman e James Lovell.
A tripulação orbitou o astro dez vezes sem terra, antes de retornar com sucesso à Terra em 27 de dezembro daquele ano.
Em uma órbita das luas, Anders capturou uma foto da Terra azul brilhante em meio a vasta escuridão do espaço, com a superfície de crateras da Lua em primeiro plano.
Conhecida como "Earthrise", a fotografia aparece frequentemente em listas de imagens históricas importantes e foi incluída no livro "100 Fotografias que Mudaram o Mundo", da Life Magazine.
“Em 1968, durante a Apollo 8, Bill Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que uma astronauta pode dar”, escreveu o diretor da Nasa, Bill Nelson, na rede social X.
"Ele passou até os limites da Lua e nos ajudou a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele", acrescentou Nelson.
Nascido em 17 de outubro de 1933 em Hong Kong, Anders formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos e mais tarde obteve o título de mestre em engenharia nuclear.
Após seu período como astronauta, ocupou cargos governamentais relacionados à tecnologia, tornando-se notavelmente o primeiro presidente da Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês) e mais tarde ocasionalmente como embaixador dos EUA na Noruega.